Há muito, a Unipac - considerada uma das empresas de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país – vem estabelecendo um diferencial em suas operações: ter a sustentabilidade como estratégia, o que significa manter uma atuação responsável em todas as fases de suas atividades - administração, fabricação e logística -, para a redução dos impactos no meio ambiente e na sociedade, com a adoção de políticas e ações eficientes e factíveis para a perenidade dos negócios e do planeta. Atenta às necessidades globais, a Unipac atua em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas, compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Com causas alinhadas aos ODS 9, 12 e 13, a empresa adotou a construção de infraestruturas resilientes, padrões de produção e de consumo sustentáveis e medidas para combater a mudança climática e seus impactos, além de promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomento à inovação. Como parte da estratégia, a Unipac está incorporando os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) em suas operações e construindo estratégias e metas de longo prazo que serão essenciais para a perenidade dos negócios. Além disso, adotou indicadores e relatórios de sustentabilidade corporativa, que vem se tornando um diferencial para empresas que desejam agregar valor competitivo e social aos negócios. A mensuração do desempenho das ações favorece a transparência e a confiança nas relações com os diversos públicos envolvidos em seus negócios: acionistas, órgãos governamentais, clientes, fornecedores e a sociedade em geral. Pilares de sustentabilidade As diversas iniciativas próprias e em parceria vão desde utilização de materiais de origem não fóssil até a logística reversa e já representam ganhos inestimáveis, favorecendo a consolidação de uma área totalmente voltada à gestão da estratégia de circularidade, baseada em quatro pilares de sustentabilidade. O primeiro pilar prioriza processos mais limpos e conta com a implantação de novas tecnologias que reduzem o consumo de energia, emissões de resíduos e GEE (gases do efeito estufa), entre outras iniciativas. O segundo tem como foco a evolução do portfólio de produtos mais sustentáveis. Dentro desse pilar, a Unipac promoveu novos modelos de negócios circulares e de logística reversa de seus produtos, o desenvolvimento de produtos com materiais reciclados e também de fonte renovável, bem como a transformação digital que conecta seus produtos aos usuários, gerando maior eficiência e consciência na utilização, com consequentes benefícios ambientais atrelados. A terceira frente busca a expansão dos negócios dentro de uma cadeia de valor mais sustentável junto a fornecedores e clientes, promovendo a reutilização sempre que possível, mas também primando por um processo de compra que reduz o consumo de materiais indiretos - papelão, saco plásticos, paletes e etc. Por fim, como quarto pilar vem o trabalho perene de conscientização dos colaboradores no que diz respeito à utilização correta dos materiais e insumos, separação e coleta seletiva. As iniciativas contínuas fazem parte do sistema de gestão ambiental e favorecem a manutenção do certificado ISO 14001:2015. Metas e métodos A Unipac tem como meta, até 2023, reduzir em 10% as emissões de CO2, o consumo de energia elétrica e de água e a geração de resíduos. Para isso, vem investindo num parque de máquinas com tecnologias e equipamentos de menor consumo energético; no uso de iluminação a LED; na aplicação de métodos e processos para menor geração de sucatas, sobras e perdas; na elaboração de produtos mais leves – a exemplo dos tanques de combustível e embalagens para envase de defensivos agrícolas - e no maior uso de resinas recicladas, com o reaproveitamento quase total das sobras da produção. Os esforços para alcançar as metas incluem ainda o reúso da água e tratamento de efluentes e resíduos, iniciativas que compõem uma visão estratégica sustentável adotada pelo Grupo Jacto, do qual a empresa faz parte. Cerca de 30 m³ de água são tratados diariamente, correspondendo a 15,4% da água subterrânea retirada mensalmente. Já para a coleta de resíduos, segue a metodologia 5S. Economia, organização, limpeza, higiene e disciplina são praticadas por todos os envolvidos. Inovação em várias frentes Com o conceito de sustentabilidade cada vez mais consolidado nos processos e linhas de produtos, a Unipac conquistou pelo segundo ano consecutivo o troféu ouro na 21ª edição do Prêmio ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, na categoria Estratégica de Sustentabilidade, com o projeto de embalagens para defensivos agrícolas com barreira via plasma. O uso desta tecnologia neste segmento é inédito no Brasil e vem contribuindo para reduzir os impactos ambientais, além de favorecer a reciclagem. Em 2020, a empresa foi premiada na mesma categoria, com o projeto que utiliza resina reciclada proveniente de contentores intermediários IBCs (Intermediate Bulk Container) em embalagens para defensivos agrícolas, uma aplicação inovadora e pioneira. Outra iniciativa que se destaca é o modelo de economia circular e de logística reversa, que prolonga o tempo de utilização dos produtos. Exemplo disso é a linha de embalagens plásticas colapsáveis Caixa Móbil, para logística e transporte de peças, que utiliza resina reciclada na sua composição e que, por meio dos serviços de manutenção oferecidos pela Unipac, possibilita o reparo das caixas danificadas, evitando o descarte e custos desnecessários. Ao final de sua vida útil, a caixa é recomprada pela empresa, que se responsabiliza pela destinação correta de seus resíduos. As iniciativas passam, ainda, pela oferta de veículos elétricos industriais, que utilizam energia limpa e que, além de possibilitar a emissão zero de poluentes, diminuem o nível de ruídos; e os projetos in house, instalações de unidades produtivas de embalagens da Unipac próxima à linha de envase de indústrias de diferentes setores, algo que elimina, por exemplo, a movimentação de caminhões, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera. “Oferecemos propostas de valor diferenciadas e mantemos o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental. Ao anunciar nossas iniciativas e pilares, pretendemos influenciar, de forma positiva, fornecedores, clientes e demais públicos envolvidos nos mercados nos quais atuamos. Além disso, estendemos as ações à conscientização dos colaboradores quanto ao uso dos materiais e insumos, separação e coleta seletiva, contribuindo positivamente com o ecossistema do qual fazemos parte”, comenta Mauro Fernandes, diretor comercial da Unipac. Fonte: Assessoria de imprensa |