A empresa gaúcha Saif está comercializando seu mix de produtos de limpeza também na opção de refis econômicos. Conhecidas como sachês, essas embalagens permitem entregar ao consumidor puramente o conteúdo do produto -- seja ele um desengordurante para cozinhas, um limpador de box ou multiuso para banheiro, entre outros. Em casa, a pessoa faz a reposição na embalagem original e segue utilizando normalmente.
"Existe uma redução significativa, por exemplo, na quantidade de componentes plásticos que integram a embalagem original dos produtos, especialmente no caso daqueles que tem aplicação por mecanismo do tipo gatilho. Essas embalagens são muito resistentes, e seguem em perfeitas condições de uso, desde que para a mesma finalidade, mesmo quando o conteúdo do produto já tiver acabado. Por isso, optar pela compra do refil é uma escolha que tem sido cada vez mais frequente", explica Roni Kussler, sócio-diretor da Mackerduz, empresa que opera a marca Saif.
Na gôndola do supermercado, a economia pode chegar a 40% para o consumidor -- que adquire o produto da marca, com a qualidade diferenciada com a qual já está habituado a trabalhar, sem sentir o bolso pesar. Outro ganho -- igualmente importante -- é o exercício da responsabilidade ambiental. "Há menos consumo de matéria-prima e recursos naturais, bem como ocorre redução na geração de resíduos descartados. Com isso, vamos criando e fortalecendo a cultura do reaproveitamento de materiais, prática que só traz benefícios", diz o diretor.
Hoje, a Saif já oferece mais de 10 produtos na opção de refil econômico -- que podem ser encontrados nos supermercados, geralmente próximo às embalagens tradicionais. "É bem comum que ocorra, também, a compra combinada. O cliente adquire o produto com a embalagem original e já aproveita para levar, também, o refil daquele item. A comercialização desse tipo de kit é, inclusive, uma modalidade que temos ofertado ao mercado justamente como forma de incentivar as pessoas a adquirem esse hábito", comenta Kussler.