Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

K 2022: 70 anos da feira nº 1 para plásticos e borracha

19 de outubro de 2022
Compartilhe nas Redes Sociais

Mais de 3.000 empresas de 60 países apresentam inovações para a produção eficiente e responsável de plásticos, com destaque para temas como Economia Circular, Proteção Climática e Digitalização. A feira K em Düsseldorf comemora seu 70º aniversário este ano com o sucesso consolidado. Seu handicap é a liderança temática como a Feira Nº 1 de Plásticos e Borracha do mundo. Com exatos 3.037 expositores oferecendo a mais ampla gama de inovações ao longo de toda a cadeia de valor, a K 2022 fornece uma visão completa de onde o setor está indo. A feira ocupa todas as 18 áreas de exposição, bem como grandes espaços externos. As diversas ofertas da mostra incluem máquinas e equipamentos, matérias-primas e auxiliares, bem como peças semi-acabadas e técnicas e produtos plásticos reforçados.

3.037 expositores de 60 países

Os expositores representam 60 países. com forte participação da Europa, principalmente da Alemanha, Itália, Áustria, Turquia, Holanda, Suíça e França, bem como dos EUA. A K reflete claramente as mudanças no mercado mundial: o número de empresas da Ásia permaneceu em um nível alto e constante por vários anos. Especialmente China, Taiwan, Índia, Coréia do Sul e Japão farão uma aparição impressionante - e isso apesar das atuais condições difíceis nesses países devido aos regulamentos de quarentena em seus próprios países ao retornar do exterior ou grandes atrasos na emissão de vistos.

A indústria alemã de plásticos e borracha está representada com 871 expositores em 66.940 metros quadrados (cerca de 38% do espaço). Erhard Wienkamp, ​​diretor administrativo da Messe Düsseldorf, aguarda a feira com expectativa: “A K 2022 é nossa primeira grande feira comercial desde a pandemia. Com 179.000 m² de área líquida de exposição, o nosso recinto de feiras está completamente lotado.” E Wienkamp acrescenta: “A K em Düsseldorf não é apenas o barômetro de desempenho da indústria e seu mercado global para inovações, mas também define impulsos econômicos sustentáveis. Especialmente após as mudanças induzidas pela pandemia e em um clima econômico global difícil, fornecerá orientação”.
Comentando sobre a situação na indústria global de plásticos e borracha, Ulrich Reifenhäuser, presidente do conselho consultivo de expositores da K 2022, disse: “Os materiais poliméricos são indispensáveis ​​e onipresentes em quase todos os setores do nosso ambiente de vida hoje. Em 2021, a produção global de plásticos atingiu aproximadamente 390,7 milhões de toneladas; somente na Alemanha, 21 milhões de toneladas foram produzidas em 2021. No entanto, toda a indústria enfrenta uma variedade de desafios, como problemas na cadeia de suprimentos e preços de energia explosivos. A necessidade de intercâmbio pessoal em nível global na K 2022 é enorme, ainda mais porque a indústria de plásticos está passando por um processo de transformação para uma economia circular”.
 Produção de plásticos 

 390,7 milhões de toneladas de plástico foram produzidas em todo o mundo em 2021, 352,3 milhões de toneladas derivadas de matérias-primas fósseis, 32,5 milhões de toneladas de plástico reciclado e 5,9 milhões de toneladas de plásticos de base biológica. De acordo com análises realizadas pelo International Rubber Study Group (IRSG), quase mais de 29,88 milhões de toneladas de borracha foram fabricadas e consumidas no mesmo período. A Ásia é agora responsável por mais de 50% de toda a produção global de plásticos. A produção de borracha também é tradicionalmente dominada pela Ásia.
De acordo com a Plastics Europe, 21 milhões de toneladas de plástico foram produzidas na Alemanha em 2021. O faturamento dos produtores de plásticos totalizou 31 bilhões de euros. O processamento de plásticos alemão obteve receita de 69,4 bilhões de euros em 2021. Os processadores de borracha conseguiram apresentar receitas de 9,95 bilhões de euros.
Quando se trata da área de aplicação de plásticos na Europa, o setor de embalagens detém a maior fatia com cerca de 39%, a construção segue em segundo lugar com 21% e o setor automotivo está em terceiro lugar com quase 9%. (Fonte: Plastics Europe, números de 2021)
 
Produção de máquinas para o setor 

 A situação atual dos fornecedores de máquinas e equipamentos, o maior grupo expositor da K, é a seguinte: O valor da produção de máquinas de plástico e borracha atingiu um volume de 38,6 bilhões de euros em todo o mundo em 2021 (2020: 34,2 bilhões de euros). Em termos de valor de produção, o maior país na fabricação de máquinas de plástico e borracha em 2021 foi a China com 35% de participação, seguida pela Alemanha com 19,6% e Itália com 7,1%. Em termos de comércio mundial, a engenharia mecânica alemã, com uma participação de 22% nas exportações mundiais, está logo atrás da nova campeã de exportação China com 23,9%, Japão com 9,1% e Itália com 8,6%. 
A demanda por máquinas e equipamentos de processamento está presente em todos os mercados de vendas importantes e continuará crescendo. Os fabricantes da Alemanha fecharam o ano de 2021 com um valor de produção de 7,55 bilhões de euros para máquinas básicas e, portanto, 7,6% acima dos valores do ano anterior.
 
Os tópicos quentes feira 

Na última edição da K, há três anos, os expositores já enfatizavam por unanimidade a necessidade de ciclos operacionais e fechados em toda a cadeia de materiais. Nunca antes a indústria foi tão unânime em abordar um problema e trabalhar de forma tão coesa em soluções para compatibilidade ambiental, conservação de recursos e redução de resíduos. Esse desenvolvimento se acelerou desde então. A K 2022 fornece uma prova impressionante de que esta indústria assume responsabilidades e que os plásticos serão, no futuro, parte da solução e não um problema.
E é precisamente por isso que os três tópicos quentes do K 2022 serão Economia Circular, Proteção Climática e Digitalização.Sem plásticos, a gestão cuidadosa do clima mundial não será possível. Os plásticos são facilitadores para construção leve, mobilidade elétrica, uso de energia eólica e solar. E aqui a Economia Circular é de vital importância, enquanto a digitalização é um facilitador indispensável para a transparência e a eficiência dos recursos. Todos os três tópicos quentes também serão destacados nos Especiais no K 2022.
 
Os especiais de K 2022 

 É um show especial oficial:  Os plásticos moldam o futuro. A mostra especial "Os plásticos moldam o futuro" no Hall 6 demonstra como os plásticos são cruciais para um futuro sustentável. Mostra quais desenvolvimentos fascinantes já estão ocorrendo hoje e que as visões para o amanhã estão prestes a se tornar realidade. Sete dias de foco serão realizados - com discussões sobre tecnologias inovadoras, palestras de impulso, demonstrações divertidas de projetos de farol e shows experimentais emocionantes. A mostra especial também aborda aspectos econômicos, ecológicos e sociopolíticos e apresenta soluções para problemas com os quais a indústria de plásticos tem que lidar. A mostra especial é um projeto da indústria de plásticos alemã sob os auspícios da PlasticsEurope Deutschland e. V. e Messe Düsseldorf.
 
Fórum de Economia Circular 

 Um Fórum de Economia Circular é novamente realizado na K este ano. Na área externa entre os pavilhões 10 e 16, a VDMA (Federação Alemã de Engenharia) como organizadora e 13 de suas empresas associadas demonstram a importância central da tecnologia na implementação da economia circular na indústria de plásticos. Com as máquinas funcionando, os visitantes podem ver como os resíduos plásticos são convertidos em regranulados de alta qualidade ou como os reciclados são processados ​​em produtos atraentes, altamente funcionais e recicláveis ​​por meio de vários métodos de processamento.
 
Zona de inicialização 

 A Start-Up Zone vai celebrar a sua estreia na K deste ano. As start-ups são jovens, criativas, flexíveis e destacam-se particularmente pelas suas soluções inovadoras. Então, o que melhor se adequa à K 2022, a feira número 1 do mundo para plásticos e borracha, do que oferecer uma área de apresentação dedicada a recém-chegados especializados no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras em torno de plásticos e borracha? E é exatamente isso que a K 2022 faz com a nova Start-up Zone no Hall 8b do Centro de Exposições de Düsseldorf na K em outubro de 2022. Onze empresas participarão da Start-up Zone.
 
Campus de Ciências 

 Firmemente estabelecido na K é o Science Campus. Este ano, tudo girará em torno do diálogo direto entre pesquisa e indústria. São 25 expositores com inovações interessantes e resultados de pesquisas para a indústria de plásticos e borracha. Entre eles estarão renomadas universidades, faculdades e institutos científicos, como vários Institutos Fraunhofer, a Universidade Técnica de Dresden, a Tomas Bata University Zlin, na República Tcheca e a Wageningen University & Research, na Holanda.
 
Café da manhã de negócios de plástico 

 Os Bio Plastics Business Breakfasts são realizados na forma de três miniconferências de 20 a 21 de outubro, cada uma das 8h às 12h30, com diferentes tópicos de foco sobre bioplásticos. A K 2022 Düsseldorf abre diariamente de quarta-feira, 19 de outubro, a quarta-feira, 26 de outubro, das 10h00 às 18h30.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram