Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casas feitas sem tijolos ou blocos podem ajudar a realizar o sonho da casa própria

31 de janeiro de 2022
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

Com o aumento do custo dos materiais de construção e menor poder aquisitivo das famílias, a escolha por sistemas construtivos em EPS (poliestireno expandido, também conhecido como 'isopor') pode ajudar a realizar o sonho da casa própria de muitos brasileiros. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), há projeção de alta de 2% para o setor da construção civil em geral, caso haja expansão do PIB de 0,5% a 1%.

Ainda gerando curiosidade nas pessoas, as chamadas "casas de isopor", como são popularmente conhecidas, já estão presentes em todo o Brasil, como nas cidades de Caraguatatuba (SP), Engenheiro Coelho (SP), Ourinhos (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Pirassununga (SP), São Carlos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Alfenas (MG), Cambuí (MG), Varginha (MG) e muitas outras.

"O projeto construído com o Monopainel é uma obra sustentável, sem desperdícios de materiais, como exemplo dos blocos quebrados durante a execução das instalações em obras convencionais. Além disso, proporciona redução aproximada de 30% nos custos finais da obra, sendo um terço mais rápida de se executar em comparação à alvenaria convencional. As peças em EPS podem ser utilizadas em todas as etapas da obra e são capazes de substituir 100% dos blocos ou tijolos", afirma Karen Peroni, Engenheira Civil do Grupo Isorecort.

Aplicável desde a etapa da fundação até a execução da estrutura com o uso do sistema construtivo em painel monolítico, o EPS também pode estar presente em ambientes internos e externos da edificação, desde escadas e telhas até lajotas, fechamentos de shaft, forros e molduras.

"O EPS é também um material leve e resistente, que consegue suportar, dependendo da densidade, mais de 40 toneladas por m² quando submetido à compressão. Por ser um excelente isolante térmico, ele permite que os ambientes permaneçam frescos e arejados", complementa a Engenheira.

Solução bastante utilizada nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos, as construções em EPS estão conquistando cada vez mais profissionais da construção civil do Brasil. O Grupo Isorecort, que é especialista neste sistema construtivo, treina construtores que atuam em projetos residenciais e comerciais em todo o país.

"O EPS oferece praticidade tanto em obras como em reformas e a manutenção em casos de vazamento na rede hidráulica é realizada de modo bem mais simples, rápido e prático. O material tem baixíssima absorção de umidade, evitando a proliferação de microrganismos e diminuindo o surgimento de infiltrações e o aparecimento de bolores, tão comuns nas casas de alvenaria", destaca Karen.

Fonte: Agência Comunicado

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram