Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Valgroup investe na Deink Brasil

14 de março de 2022
Compartilhe nas Redes Sociais

Importante produtora de embalagens plásticas da América Latina e uma das maiores recicladoras de plásticos do mundo, a Valgroup, empresa nacional com operações em outros quatro países (EUA, México, Espanha e Uruguai) investe na Deink Brasil com o objetivo de incluir na cadeia de reciclagem mecânica produtos que hoje são aterrados, ampliando a economia circular de milhares de produtos.

O processo de remoção de tinta exclusivo da Deink Brasil, chamado destintamento, permite a remoção total das tintas dos resíduos plásticos impressos, trazendo mudanças significativas ao mercado de reciclagem mundial.  A tecnologia utilizada pela Deink, já patenteada em 21 países, resulta em materiais com características similares às do plástico virgem. Além de contribuir para aumentar a reciclagem de plásticos, a tecnologia usa o sistema de “circuito fechado” para a recuperação da água, sem qualquer uso de solventes ou produtos químicos que possam prejudicar o meio ambiente.

“Atualmente, as embalagens de plásticos impressas não têm valor no mercado por serem difíceis de reciclar. Com essa nova tecnologia da Deink, que limpa a tinta das embalagens plásticas, será possível agregar valor ao material”, explica o diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup, Eduardo Berkovitz.

Com capacidade total de produção de 800 mil toneladas de embalagens plásticas por ano e de reciclagem de 130 mil toneladas/ano, a empresa brasileira acaba de completar 46 anos e está entre as pioneiras na adoção de tecnologias, processos e soluções inovadoras com foco em sustentabilidade, em sintonia com o conceito ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português). 

A capacidade de reciclagem da companhia terá um acréscimo inicial de 4 mil toneladas por ano com o processo de destintamento. A meta é acelerar a construção de novas plantas Deink pelo Brasil, bem como fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias. “A tecnologia da Deink Brasil agrega valor à Valgroup, pois tem um impacto positivo muito importante do ponto de vista ambiental e social”, diz Berkovitz

Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup, Eduardo Berkovitz.

A iniciativa também vai possibilitar uma renda extra aos catadores, que passarão a ter uma nova opção de coleta de plástico impresso. Estima-se que as embalagens de plástico impresso terão uma valorização da ordem de 50%. "Nosso propósito é fomentar a sustentabilidade e a circularidade do plástico através de inovação e tecnologia, trazendo de volta ao ciclo produtivo resíduos antes descartados. A entrada da Valgroup com sua reconhecida expertise em reciclagem e inovação sustentável nos capacitará ainda mais, bem como dará a escalabilidade necessária para tornar a Deink Brasil uma referência no setor", afirma Marcelo Mason, Head de Sustentabilidade da Deink Brasil.

Com a tecnologia Deink, a Valgroup pretende reforçar a sua posição de liderança no mercado de embalagens plásticas nas Américas através de inovações sustentáveis. A empresa, referência global em reciclagem de embalagens plásticas, também fechou, ao final de 2021, um contrato de compra e venda de energia com a Casa dos Ventos, líder no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, para a produção de 25 MWm a partir de 2023, o que representa 50% do consumo de energia das suas empresas.

Com 36 fábricas espalhadas por cinco países e mais de 5 mil colaboradores, a Valgroup recicla 16% de tudo o que produz.  Atualmente, são cerca de 100.000 toneladas por ano, o equivalente a 4,8 bilhões de garrafas PET pós-consumo no mundo e 30 mil toneladas de polietilenos (embalagens flexíveis). 

Signatária do Pacto Global e do Tratado da Poluição Plástica das Organização das Nações Unidas (ONU), a Valgroup projeta aumento de reciclagem de material plástico para 25%, em relação ao seu volume produzido, até 2025, e 50% até 2030, atingindo 100% de reciclagem, em 2040.

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram