Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tampinha Legal recolhe 4 toneladas de tampas plásticas no metrô SP e evita emissão de mais de 6 toneladas de CO2

16 de dezembro de 2021
Compartilhe nas Redes Sociais

O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, recolheu mais de 3 toneladas de tampas plásticas coletadas nas quatro linhas do Metrô de São Paulo - verde, vermelha, azul e prata - no mês de novembro. Com isso, o Tampinha Legal recolheu, ao todo, mais de 4,1 toneladas de tampinhas desde o lançamento junto ao Metrô SP.

De acordo com a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza,  para mensurar o quanto este número é significativo, é possível fazer um cálculo. “Cada quilo de polipropileno, material usado para a fabricação de tampas plásticas, bem como embalagens e rótulos, que é recolhido, evita-se a emissão de cerca de 1,5 kg de dióxido de carbono (CO2). Portanto, desde o início das coletas com o Metrô da Capital paulista, evitou-se a emissão de mais de 6,2 toneladas de CO2”, afirma.

Segundo Simara Souza, alcançar os expressivos volumes em tão pouco tempo no metrô paulistano é a prova palpável de que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o destino correto do material plástico. “Ações modificadoras de comportamento de massa são o mote do Tampinha Legal, que motiva a sociedade a compreender como colocar em prática a Economia Circular em um formato fácil, simples e barato. Sempre é bom lembrar que 100% dos plásticos são recicláveis. Assim como aprendemos a apagar a luz e a fechar a torneira, precisamos aprender que nossos resíduos precisam retornar para a indústria como matéria-prima para novos artefatos”, ressalta.

O Tampinha Legal está presente em vários ambientes como escolas, comércio, órgãos públicos, entre outros. Com os recursos obtidos através do programa, distribuídos de forma integral às entidades assistenciais parceiras, podem ser adquiridos medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, realizar melhorias em suas sedes, entre outras ações. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações, hospitais, entre outros.

Novos coletores

E tem novidade! Recentemente, novos coletores do Tampinha Legal foram instalados nas estações do Metrô de SãoPaulo.
O visual ficou atrativo, na cor amarela, chamando atenção dos que passam pelos locais de arrecadação de tampinhas.

O Centro Centro Campo Assistência é Motivação de Pessoas (CAMP) Oeste, está participando do programa nas seguintes estações, Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, República, Anhangabaú, São Bento, Trianon, Brigadeiro, Consolação, Clínicas e Sumaré.

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram