● Instituições participantes do ‘Escola Sustentável’ destinaram 54 mil quilos de materiais para beneficiamento em 2023, sendo 26 mil quilos de plástico flexível pós-consumo;
● Iniciativa mobiliza 17 mil estudantes e impacta 23 municípios do estado.
A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico sediada em Feliz (RS), vai entregar mais de R$ 100 mil a escolas do Rio Grande do Sul pela coleta de 54 mil quilos de resíduos para reciclagem em 2023. Por meio do projeto ‘Escola Sustentável’, a empresa destina recursos para a educação, com o objetivo de fomentar melhorias nas instituições participantes e auxiliar na compra dos materiais necessários. Ao todo, 69 escolas se mobilizaram no último ano, incentivando a conscientização ambiental para crianças e jovens em 15 municípios.
De 2022 para 2023, houve um aumento de 131,8% no volume de resíduos recebidos pelo projeto, e o número de escolas que destinaram materiais cresceu em 60,5%. Além dos mais de 26 mil quilos de plástico flexível pós-consumo destinados à iniciativa, viabilizando a reaplicação em novas embalagens e produtos, os colégios também entregaram para reciclagem 11 toneladas de PET e PEAD, 14,5 toneladas de papelão e 2.160 quilos de alumínio.
O projeto possibilita que, para cada quilo de material entregue, a Plastiweber conceda um retorno econômico às escolas. A APAE Barão, localizada em Barão, ficou em primeiro lugar no ranking do Escola Sustentável em 2023, pela entrega de 8.975 quilos de plásticos flexíveis. Em segundo lugar, está a EMEI Escadinhas do Saber, de Feliz, com 5.167 quilos entregues de material. Na terceira colocação, ficou a EMEF 29 de Abril, de São Vendelino, pelos 4.269 quilos de plástico destinados. A premiação acontecerá em março.
As cidades impactadas pelo Escola Sustentável em 2023 foram: Feliz, Bom Princípio, Alto Feliz, Vale Real, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí, Tupandi, São Vendelino, São José do Sul, Cachoeirinha, Portão, Barão, Salvador do Sul, Gravataí, Gramado, Pareci Novo, Viamão, Linha Nova, Montenegro, Lindolfo Collor, Sapiranga, Presidente Lucena e Novo Hamburgo.
Idealizado em 2009, o Escola Sustentável busca conscientizar, através de parcerias com escolas, crianças e jovens sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Durante a execução do projeto, a Plastiweber já reintegrou à cadeia produtiva um total de 96 mil quilos de plástico e alcançou mais de 30 mil alunos. Atualmente, a iniciativa promove uma mobilização de mais de 17 mil alunos.
No último ano, a partir dos resíduos coletados, o projeto gerou diversos benefícios ao meio ambiente, como a redução de: 52 mil quilos de gases de efeito estufa; 26 toneladas de plástico que iriam para aterros; 78 mil quilowatts de energia elétrica consumida; do gasto de 205 mil litros de água; e de 30 mil litros de petróleo consumidos.