As duas primeiras prensas, que serão usadas na preparação do EPS (conhecido pela marca comercial Isopor®) para a reciclagem, foram entregues pela Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, por meio de seu Comitê de EPS, para duas associações de trabalhadores de materiais recicláveis da cidade de Florianópolis.
A Associação Sul Recicla e a Associação Amigos da Natureza receberam as prensas e vão formar fardos de EPS, que serão comercializados e reciclados. “Os equipamentos foram cedidos em regime de comodato, porém cumprida a meta de produtividade, os mesmos serão doados em caráter definitivo para as associações”, explica Ivam Michaltchuk, coordenador do Comitê de EPS da Plastivida. No total, o Programa contemplará a entrega de 10 prensas.
A ação faz parte do projeto "Recicle+EPS", desenvolvido pela Plastivida e lançado em março no município de Florianópolis, para ampliar a conscientização e o engajamento da população. Criado em sintonia com os conceitos de Economia Circular, o "Recicle+EPS" tem por objetivo tornar a cidade um modelo para o Brasil em reciclagem e educação ambiental para os plásticos, em especial o EPS.
Até o momento, o programa já implantou 11 pontos de entrega voluntária (PEVs), exclusivos para a coleta do EPS, em diversos pontos da cidade. O EPS é um material 100% reciclável e a A entrega das embalagens limpas e secas nos PEVs facilita o tratamento e melhora o preço de venda do material, gerando trabalho e renda aos integrantes de cooperativas de triagem.
O EPS reciclado é reutilizado para fabricação de réguas, rodapés, molduras, perfis decorativos e até placas para a construção civil. Ainda de acordo com Ivam Michaltchuk, Florianópolis tem potencial para coletar e reciclar em torno de 10 toneladas de Isopor® por mês na Grande Florianópolis.
Segundo o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, o resultado esperado desse trabalho é uma população mais consciente, o aumento na geração de emprego e renda para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e o aumento na vida útil dos aterros sanitários. “o objetivo maior é promover a transformação da relação entre a cidade, seus moradores e os plásticos, principalmente o EPS, tornando Florianópolis uma capital modelo no Brasil, no que tange às boas práticas de uso e destinação desse material”, afirma Bahiense.
O projeto "Recicle+EPS" é uma parceria entre o Comitê de EPS da Plastivida, Santa Luzia Molduras, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis e a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR).
PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEVS) PARA ISOPOR® (EPS) – FLORIANÓPOLIS/SC
Fonte: Assessoria Plastivida