A PepsiCo firmou parceria com a Molécoola, startup que incentiva a reciclagem por meio de um programa de fidelidade ambiental, que engaja os(as) consumidores(as) a levarem suas embalagens de snacks do portfólio da companhia, como LAY’S®, RUFFLES®, CHEETOS® entre outros, até uma estação de coleta e acumular pontos, que podem ser trocados por produtos ou benefícios. Com a iniciativa, já foram coletadas 4,5 toneladas de BOPP - o equivalente a 1 milhão de embalagens de salgadinhos.
O BOPP é um filme plástico metálico encontrado nas embalagens de snacks utilizado para proteger do produto, mantendo a sua crocância e segurança. Segundo informações da empresa, ele ainda não possui uma cadeia de reciclagem desenvolvida no Brasil, o que reforça a importância dessa parceria. O BOPP coletado é destinado a parceiros que fazem a reciclagem correta, e parte dele é destinado à produção de paletes plásticos que são usados nas linhas de produção da própria PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.
Os detalhes dessa ação e o impacto transformador que ela pode causar no planeta são retratados no primeiro episódio em formato curto ‘Amor Inesperado’, da segunda edição do documentário Planet Love, produzido pela National Geographic CreativeWorks e lançado em 9 de maio. O minidocumentário tem como objetivo inspirar e incentivar as pessoas a terem uma relação de amor com o planeta, por meio de sete episódios. Para assistir aos conteúdos, acesse o canal do YouTube da National Geographic Latinoamérica.
--