Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Solvay destaca benefícios dos polímeros na área da saúde

5 de agosto de 2014
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

A Solvay Specialty Polymers – fornecedora líder mundial de termoplásticos de alto desempenho para uso em inúmeros mercados, incluindo o de dispositivos médicos implantáveis e não implantáveis – realizou um estudo de caso que destaca a aplicação de seus polímeros de alto desempenho no campo da área de saúde. Os afastadores cirúrgicos feitos em poliarilamida (PARA) Ixef®e poliariletercetona (PAEK) AvaSpire® demonstram elevado potencial comercial e são os exemplos mais recentes que apresentam as vantagens dos polímeros de alto desempenho da Solvay em comparação com o uso de metais nos dispositivos médicos. A empresa fez o anúncio na edição de 2014 da feira Medical Design & Manufacturing (MD&M) East, realizada em Nova Iorque.


Participante ativa no mercado de substituição de metais há mais de 25 anos, a Solvay adotou uma abordagem comercial inovadora aplicando seu conhecimento e experiência no desenvolvimento de estudos de caso que ajudam os clientes a perceber as vantagens relacionadas ao custo e ao desempenho dos polímeros de alto desempenho nos dispositivos médicos. O estudo de caso atual enfoca as aplicações das resinas PARA Ixef®e PAEK AvaSpire® da Solvay em afastadores de uso único e reutilizáveis em substituição aos tradicionais instrumentos de metal.

"Especificar plásticos para dispositivos médicos pode ser um grande desafio para quem está acostumado a trabalhar e projetar com metais", disse Dane Waund, gerente de mercados internacionais em assistência médica da Solvay Specialty Polymers. "Para ajudar os clientes a fazerem essa transição, conduzimos um estudo profundo sobre desempenho de uso, segurança biológica e economia, e desenvolvemos um plano de substituição dos metais de sete etapas".  Waund salientou que os polímeros de alto desempenho oferecem o mesmo nível de força e rigidez que alguns metais à temperatura ambiente, além de outras vantagens adicionais. Os polímeros de alto desempenho oferecem uma boa relação custo-benefício, melhor estética e melhorias ergonômicas, incluindo várias opções de manuseio. Também podem ser coloridos, permitido, assim, a produção de dispositivos em vários tamanhos que possibilitam a identificação fácil e rápida na sala de cirurgia.

O afastador Hohmann, um dispositivo popular utilizado em procedimentos cirúrgicos, foi selecionado para o estudo de caso de substituição de metais devido às altas exigências, incluindo altas cargas mecânicas. A PARA Ixef® foi utilizada em aplicações de uso único devido à sua força e rigidez, ao excelente acabamento da superfície e à compatibilidade com esterilização por radiação gama. A força e rigidez da PARA Ixef® superam os termoplásticos conhecidos da concorrência, incluindo a polieteretercetona (PEEK) reforçada com fibra de carbono, permitindo projetos de instrumentos que oferecem desempenho comparável ao de seus correspondentes em aço inoxidável. O material é moldado por injeção, o que elimina a usinagem e reduz os custos em comparação com o aço inoxidável.
 

Para os dispositivos reutilizáveis, a PAEK AvaSpire® oferece inúmeras vantagens, incluindo uma alta relação rigidez-peso, estabilidade hidrolítica a temperaturas elevadas, excelente resistência química, além da estética e colorabilidade excepcionais. Rigidez, força e compatibilidade com desinfetantes e esterilização a vapor são requisitos críticos para afastadores reutilizáveis, o que torna a PAEK AvaSpire® ideal para essas aplicações. O material também é fácil de processar, permitindo que os projetos que incorporam geometrias longas e finas sejam produzidos com moldagem por injeção. A Solvay busca incrementar o mercado de substituição de metais apresentando esses tipos de estudos de caso aos clientes e em reuniões de capacitação em todo o país (EUA), incluindo a recente conferência da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) em Nova Orleans e a feira e conferência MD&M East em Nova Iorque.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram