Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senai apresenta caminhos para inserção na indústria 4.0

27 de setembro de 2018
Compartilhe nas Redes Sociais

Desmistificar a indústria 4.0 e mostrar que seu uso, por meio de tecnologias digitais, pode aumentar a produtividade das empresas foram as principais mensagens do evento Desvendar 4.0, promovido pelo Senai e realizado recentemente de forma simultanea em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo, e o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul, receberam o evento.

"O Senai está preparado com pessoas, profissionais, metodologias e tecnologias para apoiar a empresa dentro deste cenário para que ela possa fazer a conversão e aumentar assim a sua competitividade", afirmou o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Ele explicou que a instituição disponibiliza gratuitamente na plataforma www.senai40.com.br um diagnóstico em que ela pode ver em que estágio da implementação da  indústria 4.0 ela se encontra. "A partir daí entramos em contato e ajudamos a montar um plano de ação para ela prosseguir neste caminho", disse. O diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, apresentou as oportunidades e ferramentas de gestão que a instituição oferece.

Em São Leopoldo, foram relatados cases de empresas de vários portes mostrando que as tecnologias digitais são acessíveis, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes Ariberto Wagner, sócio da Metalsinos, de Araricá, contou que o Senai fez um diagnóstico de eficiência na empresa que gerou uma redução de 40% no custo da energia elétrica. O analista de Sistema de Produção Bruning, Giovani Locatelli, contou que com o conhecimento do Senai houve uma melhoria nas ferramentas de trabalho. "Com o software  pudemos identificar e comprovar melhorias para chegarmos na produtividade ideal. E o trabalho poderá ser levado também para outras células da empresa", destacou.

Na Grendene, segundo supervisor de operações de engenharia da Grendene, Rodrigo Calloni, o Senai foi parceiro no projeto de Simulação de Eventos Discretos. "O Senai capacitou uma equipe da empresa e acompanhou o desenvolvimento do trabalho e a implementação. Hoje, com a solução rodando, já temos ganhos com base no que vimos na simulação. Tivemos um aumento de eficiência em torno de 25%", relatou. Daniel Cantarelli, gerente de Engenharia de Manufatura da AGCO do Brasil, salientou que o Senai ajudou no uso das tecnologias que a empresa já tinha. "O Senai nos dá suporte técnico, capacitando engenheiros na planta para usar as tecnologias da melhor forma possível, no sentido de melhorar a eficiência, a qualidade, a produtividade e até a segurança", observou.

O evento é mais um passo que o Senai está dando para apoiar e conduzir as indústrias para esta nova revolução industrial. Além da plataforma Senai 4.0, conta com possibilidades de investimentos de recursos em inovação como o Edital de Inovação e os projetos Embrapii.

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram