O programa Acrílico em Ação, lançado há cerca de um ano pelo Indac (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico), acaba de ganhar um conceito ainda mais afinado e completo. Trata-se do Atendimento 360°. Agora, além de avaliar os projetos enviados pelos clientes e apontar a eles os transformadores mais indicados para cada serviço, o Indac tem ajudado a vender novos projetos em acrílicos. Isso faz com que todo o processo se torne mais ativo e menos dependente de acasos.
A assertividade da ação já pode ser vista. Há menos de quatro meses em vigor, o Instituto trouxe para seus associados orçamentos de projetos de marcas como Kopenhagen, B. Ferras, H.Stern e Score Group, entre outros. “O Acrílico em Ação é o oposto do que estamos acostumados a ver no mercado. Normalmente, espera-se o cliente interessar-se pelo acrílico. Mas o Acrílico em Ação tem uma pessoa dedicada a visitar e manter contato constante com todos os possíveis usuários de acrílico, antecipando e influenciando positivamente os projetos nos quais esse material pode ser uma opção”, explica Marcelo Thieme, diretor-presidente do Imdac.
A presença desse profissional nas agências de publicidade e nos clientes potenciais, ressaltando os benefícios do acrílico, além do trabalho dos transformadores associados a nós, também é muito positiva para toda a cadeia, ressalta o dirigente: “Acreditamos que a presença constante e esse trabalho de captação possam trazer várias oportunidades. O Indac e seus associados tendem a ganhar mais visibilidade”.
Acriresinas, Tudo em Acrílico e Menaf estão entre alguns transformadores associados que fizeram orçamentos para os projetos captados pelo programa. “No cenário atual, tudo que pudermos fazer para unirmos forças e ajudarmos uns aos outros a sobreviver e reverter esse momento ruim é visto de forma positiva”, afirma Rosana Silva, da Menaf. Para ela, os associados só têm a ganhar com o programa, que não implica em aumento de custo.
Rosana conta que entre os orçamentos que fez, um se concretizou. “Era um projeto pequeno. Mas esse é só o início e para nós foi muito bacana efetivar essa venda e sentir que estamos dentro do projeto que foi apresentado e está sendo de fato cumprido”, afirma.
Salvatore Iannelli, da Acriresinas, que já esteve a frente do Indac e ajudou a idealizar o Acrílico em Ação, acredita no potencial do programa, embora saiba que ajustes futuros sejam necessários, inclusive para descobrir e corrigir eventuais falhas: “Esse programa foi idealizado na minha gestão como presidente do Indac. A ideia era colocar à disposição do mercado uma ferramenta fundamentada em princípios e suporte técnico de um órgão como o Indac, sem os compromissos comerciais de um fabricante. Possibilitando aos especificadores, designers e demais empresas desenvolvedoras de projetos receber suporte técnico para o desenvolvimento de seus produtos, fomentando e fundamentando tecnicamente a base do nosso mercado”.
Atendimento 360°
Mais do que vender o acrílico. O Acrílico em Ação tem por finalidade a satisfação do cliente com sua escolha e, sobretudo, a fidelização do consumidor de acrílico. Assim, o atendimento não acaba após a concretização da venda. Depois que o cliente recebe os orçamentos e escolhe livremente entre os transformadores indicados pelo Instituto (seleção baseada na capacidade produtiva apresentada por cada associado), começa a segunda etapa do atendimento Indac – o acompanhamento de todo o processo produtivo da peça. Esse suporte vai da escolha do material até a entrega do item, que receberá selo de garantia Indac.
Segundo Paulo Muniz, responsável pelo departamento de vendas do Acrílico em Ação, após alguns meses de trabalho, o departamento começa a progredir e ganhar a confiança de clientes. “Juntos, temos conhecimento e ferramental para concretizar projetos incríveis, de totens a mobiliários, quiosques e todo tipo de material de ponto de venda, inclusive com iluminação LED. Dentre nossos associados temos quem fez o os visores em acrílico do Aquário de São Paulo e também quem produz berços neonatais para maternidades, além de vitrines dinâmicas de grandes lojistas. O mercado precisa conhecer todo esse trabalho e saber mais sobre a capacidade do acrílico como matéria-prima e do conhecimento técnico de nossos transformadores. O Acrílico em Ação existe para isso”, finaliza.
Para os clientes interessados, basta entrar em contato com o Acrílico em Ação através do projetos@indac.org.br. Se já tem projeto pronto e deseja cotar, só anexá-lo ao e-mail. O contato também pode ser feito pelo link: www.indac.org.br/acrilico-em-acao/.
Sobre o indac
O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização criada há 18 anos, por empresários da livre iniciativa do setor com objetivo de promover o uso correto do acrílico, difundir o conhecimento das suas propriedades e aplicações, além de ampliar sua participação no mercado, por meio da indicação de seus associados.
A entidade, geradora de negócios e difusora de conhecimento para o setor de acrílico, reúne atualmente 45 filiados em todo o país.
Para saber mais, acesse: www.indac.com.br ou ligue para (11) 3171-0423.