Engradados de bebidas, mesas e cadeiras de plástico, embalagens flexíveis e impermeáveis, sacos para uso industrial, fios, cabos, mangueiras, tubos de irrigação e filmes de uso geral – como aquele que serve para guardar alimentos, em casa – são produtos que fazem de Farroupilha (RS) um dos maiores polos nacionais em processamento de polietileno de baixa densidade (PEBD). E representam a concentração de empresas que a Plastech Brasil quer atrair em bom número na edição de 2015. O projeto para uma ilha de exposição específica do município, também referência em reciclagem de material plástico, será apresentado nesta segunda-feira (28), a partir das 19h30, durante jantar no Restaurante Parque dos Pinheiros.
Segundo estimativas do setor, a cada mês, cerca de 2 mil toneladas de PEBD são processadas em apenas três empresas de Farroupilha. A expectativa é de que pelo menos 15 delas compareçam ao encontro. Já está definido que o espaço dedicado ao município terá localização nobre na feira do próximo ano, logo na entrada do pavilhão 1 do Parque de Exposições da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS).
“Vale lembrar que considerando-se todos os expositores da feira, o valor de retorno ao investimento chegou à média de R$ 4 mil por metro quadrado locado. Este número, que é uma média geral, foi apurado por pesquisa independente, contratada pela organização, e aplicada durante o evento”, destaca o presidente da Plastech Brasil, Orlando Marin.
Em 2013, levantamento com os participantes da Plastech Brasil apontou expectativa de geração de negócios de R$ 173 milhões durante a feira e nos 12 meses subsequentes. Entre os expositores, 94% manifestaram interesse em retornar ao evento e 79% registraram abertura de novos mercados, inclusive no exterior.
Sobre a Plastech Brasil
A Plastech Brasil – Feira do plástico, da borracha, dos compósitos e da reciclagem é uma das mais completas plataformas de negócio da cadeia petroquímica de transformação. Realizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) em Caxias do Sul (RS), expõe as principais tendências e inovações nos segmentos automotivo, de transformados plásticos, matérias-primas e produtos básicos, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, instrumentos, controle e automação, instituições de ensino técnico e superior, serviços, publicações e projetos técnicos, entidades da sociedade civil e representações de governo. Em 2015, ocupará os Pavilhões da Festa Nacional da Uva de 25 a 28 de agosto.