Realizado em São Paulo na última quarta-feira (20), o 11º Seminário de Tecnologias Robtec apresentou as últimas novidades no mercado de impressão 3D e medição óptica. Executivos de 14 importantes empresas, como Volkswagen, 3D Systems, GOM, TI Automotive, R Design Studio, Barrows e Festo, palestraram sobre os avanços que obtiveram graças à tecnologia e as tendências para os próximos anos.
Quem foi ao evento pode conferir os lançamentos e os principais produtos disponibilizados pela Robtec. A grande novidade, que acabou de chegar ao país e ficou exposta pela primeira vez ao público, foi a ProJet® 1200, impressora voltada para trabalhos odontológicos e com joias, que impressiona por sua precisão no resultado final. Além dos equipamentos, uma atração que chamou a atenção de todos foi a primeira guitarra do mundo com a estrutura totalmente impressa em 3D, desenvolvida pelo estúdio de design Questto|Nó e materializada nas impressoras da Robtec.
Player mundial do segmento de impressão tridimensional, a 3D Systems abriu o cronograma de palestras. O vice-presidente de vendas, Gregory L. Elfering, apresentou a companhia, que em abril comprou a Robtec com o objetivo de ampliar sua atuação na América Latina. “A 3D Systems faturou no ano passado 513 milhões de dólares, mais que qualquer empresa do segmento. Temos 45 escritórios espalhados pelo mundo, 35 deles operados por distribuidores locais, como a Robtec aqui no Brasil. São mais de 7 mil colaboradores, que proporcionam o atendimento a uma base enorme de clientes, desde consumidores finais a grandes indústrias”, comenta.
O executivo abordou também o crescimento da aplicação dos equipamentos de prototipagem profissional na indústria. “Nós hoje já disponibilizamos máquinas de altíssima performance para os mais variados ramos industriais e também para empresas dos mais variados tamanhos, já que nem todas podem adquirir as mais caras”. Outra atração internacional do 11º Seminário de Tecnologias Robtec foi Stefan Hoheisel, executivo da empresa alemã GOM, referência mundial quando o assunto é metrologia óptica 3D, tecnologia cada vez mais presente nas companhias.
Aplicação no setor automotivo
O setor automotivo também foi destaque no evento. Gestor da Unidade Sala de Medidas & Meisterbock da unidade Taubaté da Volkswagen, Valdir Ferreira da Silva abordou os avanços obtidos pela planta graças à tecnologia de medição óptica, fornecida pela GOM em uma parceria com a Robtec. Além da Volkswagen, a Fiat também foi tema nas palestras. O diretor do estúdio de design Questto|Nó, Levi Girardi, falou sobre a criação do projeto Mystream, equipamento similar a um capacete, que, instalado nos especialistas da montadora, permite que o interior dos veículos seja mostrado aos internautas – tudo da própria concessionária. Outra atração foi a apresentação de um carro criado pelos alunos da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Robtec, para participar na Fórmula SAE, competição disputada por engenheiros em formação.
Do ponto de venda ao ponto de ônibus
Uma das palestras que mais chamaram a atenção foi a da Barrows. Diego Azevedo, gerente de engenharia de injeção de plásticos e projetos de inovação da empresa, falou, entre outras coisas, do uso da impressão 3D no desenvolvimento de expositores de produtos para o varejo. Pouco depois, Rene Paris, diretor da R Design Studio, apresentou outra aplicação, antes impensada, de moldes gerados em impressoras tridimensionais: o mobiliário urbano, por meio da criação de moldes para a injeção de concreto em pontos de ônibus da cidade de São Paulo.
Cada vez mais presentes nas atividades empresariais, as impressoras 3D também estão ganhando bastante espaço nos lares brasileiros. E este é exatamente o caso de Maurício Faria, diretor de TI da Artigiano, e participante do Seminário, que enxergou na Cube, impressora tridimensional mais popular do mundo, não apenas um hobby, mas uma ótima oportunidade de negócio. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) também marcou presença no evento. Renato Cortez, supervisor do Senai FabLab e especialista em simulação, falou sobre a criação do FabLab, um laboratório que dispõe de impressoras 3D e outras tecnologias para a fabricação de um produto, desde a concepção inicial até o resultado final. Também palestraram o engenheiro em desenvolvimento de produtos da Festo, Vinicius Rego, o Purchasing & Material da TI Automotive na América Latina, Aloysio Pizarro Junior, e o engenheiro de processos da Açotécnica, Fernando Junqueira.
3D Systems adquire a Robtec
A norte-americana 3D Systems anunciou, no último mês de abril, a compra da Robtec, empresa líder na venda de impressoras 3D e maior distribuidora autorizada dos produtos da 3D Systems na América Latina. Com o acordo, 70% das ações da Robtec passaram a pertencer à companhia norte-americana, enquanto os outros 30% serão repassados daqui a cinco anos. Ainda com as mudanças em andamento, a negociação teve como objetivo trazer benefícios aos clientes da Robtec no Brasil, que terão cada vez mais facilidade no acesso ao que há de melhor em tecnologia para os mercados de impressão 3D. Um grande investimento vem sendo feito em equipamentos, para que as empresas e os consumidores possam ter ainda mais qualidade nos serviços e produtos.