Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COIM é referência em sistema contra incêndio

3 de março de 2015
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

Visando preservar a segurança de seus colaboradores e a comunidade do entorno, a COIM – Chimica Organica Industriale Milanese, fabricante de especialidades químicas localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, investiu no último ano U$D 1.600 milhões na compra do novo sistema contra incêndios.


Um dos grandes diferenciais do projeto é o proporcionador da espuma proveniente do equipamento alemão Firedos, garantindo confiabilidade e precisão na sua dosagem, caso ocorra algum indício de incêndio. Segundo Paulo Rogério de Souza, gerente de engenharia e manutenção da COIM, o sistema é acionado pela alta temperatura, no qual a água de combate sai através do sprinkler com espuma na proporção correta de aplicação. “A dosagem da espuma é fundamental para o sucesso no combate ao incêndio, pois esta tem a função de suprimir o fogo, separando o combustível do ar”, complementa.


A gestão do sistema e execução foi realizada pela área de Engenharia da multinacional, com apoio da área de suprimentos e EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança. “O conceito do projeto e o sistema que temos hoje implantado na empresa é o que há de mais moderno no Brasil e no Grupo COIM. Sendo, inclusive, citado como referência pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”, afirma Mario Cerullo, gerente de EHS e serviços gerais.


Segundo Paulo Rogério de Souza, a nova aquisição foi concebida com base em normas internacionais (NFPA 30) e todos os componentes são aprovados e certificados pelo FM Global, empresa que desenvolve soluções de engenharia e seguros efetivos para suas instalações. Além de ser reconhecida por todas as seguradoras, clientes e fornecedores da COIM.


O projeto ainda foi parte de um investimento da empresa na ordem de 25 milhões de reais, que incluiu também a construção de um novo galpão de logística, inaugurado no segundo semestre de 2014. A instalação do novo sistema contra incêndios, desde a sua concepção iniciada em meados de 2012, foi finalizada em dezembro de 2014 com a aprovação do Corpo de Bombeiros.



Prevenção

A COIM também realiza treinamentos mensais por meio de empresa especializada que conta com instrutores certificados internacionalmente (NFPA 1041, obtido no Texas, Estados Unidos), além do treinamento de formação dos brigadistas. De acordo com Mario Cerullo, estes treinamentos consistem em táticas avançadas de combate a incêndio, assim como derramamento de produtos químicos e atendimento às vítimas. “Fora estes treinamentos, são realizados simulados com toda a fábrica para verificar situação real, incluindo abandono geral do site”, completa.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram