Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coaching é tema da primeira reunião-jantar do Simplás

9 de abril de 2015
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

Se lucro é o que interessa aos empresários, como provocou o consultor Eduardo Bomfiglio na Reunião-Jantar que abriu o calendário oficial de eventos do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), segunda-feira (6) à noite, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul (RS), então vale a pena olhar com carinho para a possibilidade de implementar o coaching em suas organizações. Conforme ouviu o público de aproximadamente 250 pessoas, Bomfiglio obteve dividendos 17% maiores aplicando os princípios da disciplina nos próprios empreendimentos, ao longo de 14 anos.

Master coach com certificação internacional pela Graduate School of Master Coaches (EUA/Reino Unido/Austrália), bacharel em Direito, pós-graduado em Filosofia, empresário, professor, presidente de associação de classe, autor do livro Um coach chinês – A transformação pelo coaching e co-autor do livro Coaching, desenvolvendo pessoas e acelerando resultados, Bomfiglio conduziu o que preferiu chamar de bate-papo, ao invés de palestra, a partir do questionamento Por que umas empresas formam equipes e outras não?

Um dos aspectos ressaltados foi a detecção e escalação de quatro perfis de profissionais – comunicador, executor, planejador e analista – nas posições mais adequadas a suas capacidades. “Há uma crise de mão-de-obra, é fato. Mas, pior do que não ter a pessoa certa é colocá-la no lugar errado para seu perfil”, comentou.

Na mesma linha, o autor do futuro lançamento Um coach grego enumerou nove estilos de personalidade de líder (controlador, perfeccionista, fazedor, carente, protetor, mediador e ditador) e sublinhou a necessidade de auto-conhecimento do gestor para posicionar-se em alguma, mais de uma ou cada uma delas.

“Não há problema com nenhum estilo de liderança em particular. Todos têm pontos fortes e fracos”. Bomfiglio ainda abordou a incidência cada vez maior de conflito de gerações entre líderes e liderados, bem como a melhor forma de trabalhar com uma realidade nova e inevitável.

“É preciso transformar o conflito de gerações em aprendizado pelas diferenças. Saber reconhecer o que o outro tem de diferente de mim, sim, mas também o que posso aprender com ele a partir desta diferença”.

Empresas homenageadas pela prefeitura

Na mesma noite, seis empresas associadas ao Simplás e o próprio sindicato receberam homenagem da administração municipal pelo tempo de atividade, em alusão à Semana do Empreendedorismo. Embora a promoção da prefeitura ocorra apenas em novembro, a entrega dos troféus de reconhecimento ao mérito de indústrias ligadas ao Simplás foi transferida para segunda-feira (6), a fim de coincidir com evento oficial do sindicato.

“O Simplás congrega mais de 500 empresas que honram a região com o dinamismo dos seus empresários e a qualificação da sua gente. É um sindicato que faz muito por Caxias do Sul e tem influência nacional”, cumprimentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, que representou o prefeito municipal Alceu Barbosa Velho.

As empresas reconhecidas com troféu pela prefeitura foram Vic Plásticos (40 anos), Tabone Indústria e Comércio de Plásticos (30 anos), Sinalsul Indústria de Autopeças (30 anos), Metalúrgica Grassi (30 anos), D’Zainer Produtos Plásticos (20 anos) e Pentair Hidro Filtros do Brasil (20 anos), além do próprio Simplás, pelos seus 25 anos de fundação, celebrados em 2014. 

Fonte - Simplás

Foto- Marina Saretta

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram