Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casa Prática oferece acessibilidade a portadores de deficiência

26 de março de 2014
Compartilhe nas Redes Sociais

A MVC, empresa paranaense que atua no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e Marcopolo, expôs na Feicon – Batimat 2014, salão da construção civil promovido em São Paulo semana passada, uma unidade da Casa Prática totalmente acessível e desenvolvida especialmente para portadores de deficiência. Destinada ao programa Minha Casa, Minha Vida a unidade apresentada é idêntica às construídas na cidade de Igrejinha, no RS, e possui portas mais largas e barras de segurança, entre outros itens.

Segundo o gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Mercado da MVC Building, Erivelto Mussio, todas as casas produzidas pela MVC podem ser adaptadas a portadores de deficiência. “Nosso projeto permite modificação sem alterar a sua estrutura. Se precisarmos adaptar uma casa, isso se torna fácil e rápido, pois só precisamos fazer alguns pequenos ajustes, como aumentar o vão das portas e instalar os acessórios necessários para atender às necessidades do morador. Como fizemos com parte das unidades construídas em Igrejinha, 100% acessíveis”, conta o executivo.

A Casa Prática possui maçanetas do tipo alavanca, área livre suficiente para manobras de cadeirantes, barras laterais de apoio para uso de sanitários, lavatório com altura livre para entrada da cadeira e assento no chuveiro, entre outros itens. “Nossa Casa Prática é plana, sem degraus e com portas de 0,80m de largura, que facilitam o deslocamento de cadeira de rodas ou andador. Além disso, o banheiro tem todos os acessórios que proporcionam mais segurança às pessoas”, explica o executivo.

A unidade tem construção de 42,84 m² e conta com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área de serviço. Em vez dos materiais tradicionais, as casas são construídas com sistema Wall System, composto de estrutura metálica e painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, trailers, barcos e trens) e núcleo especial que garante o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. Adicionalmente, as paredes são fornecidas com pintura e as instalações elétricas (eletrodutos, fiação, tomadas, interruptores, quadro de distribuição e disjuntores) e hidrossanitárias (tubos e conexões em PVC) são embutidas nas paredes.

A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo, transporte, agronegócio, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Maceió (AL), Catalão e Itumbiara (GO) e Sete Lagoas (MG). Em 2013, registrou faturamento líquido de R$ 272 milhões. Ao longo dos cinco dias da Feicon – Batimat 2014, 611 casas de compósitos fabricadas pela MVC foram vendidas.

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram