Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Braskem: Carbono Neutro até 2050

8 de fevereiro de 2021
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

A sustentabilidade é um tema com interesse global e o engajamento em iniciativas que possam fortalecer essa situação vem ganhando adesões nos últimos anos. Cada vez mais empresas líderes e o mercado financeiro percebem a estrita relação entre a sustentabilidade e as ações que envolvem as questões ambientais, aspectos sociais e governança administrativa, que influenciam no valor de ações e no desenvolvimento de um conceito sólido e transparente para o negócio.

Essa relação entre um comportamento ambientalmente correto de uma empresa e  seus resultados foi evidenciado em uma recente pesquisa realizada pela KPMG com 135 gestores das maiores carteiras de investimento de 13 países, na qual 84% dos gestores  concordam que a simples maximização do lucro não é o objetivo principal, e 86% admitem um retorno mais baixo se o investimento for em uma empresa com foco em sustentabilidade. Atenta a este cenário a Braskem reforça seu pacto com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável.

Uma das ações mais importantes nesse contexto é a que trata do carbono neutro, conceito que foi fortalecido com a adoção do Acordo de Paris, aprovado em 2015 e assinado por 195 países com o objetivo de controlar o aquecimento global adotando práticas para reduzir emissões e buscando um balanço neutro entre emissões e remoções na segunda metade do século; o que é definido como neutralidade de emissões de carbono.

Posicionamento posto em prática

A decisão de participar ativamente do processo fortalece o conceito que caracteriza a Braskem como empresa consciente e inovadora, que ao longo de sua trajetória no setor petroquímico tem sido protagonista e impulsionadora da produção sustentável. E para isso divulga seu novo compromisso de neutralidade de carbono até 2050. Desta forma, a empresa busca se manter como um agente positivo e protagonista em questões relacionadas aos temas Economia Circular e Neutralidade de Carbono.  O diferencial da Braskem entre os players do setor está na consistência das estratégias que utiliza.

Nesse cenário que fortalece sua missão como empresa, a Braskem assume esse novo compromisso através de ações e projetos que a farão alcançar a meta traçada. Por acreditar na Economia Circular de Carbono Neutro e promover um processo sustentável junto à cadeia de valor, a Braskem reforça seu compromisso com a sustentabilidade.

Inovação Sustentável no DNA

Quando uma empresa decide implantar uma estratégiaeficiente de ações ambientais, define processos e metas, como a Braskem, que desde seu nascimento, em 2002, demonstra seu comprometimento em melhorar o mundo ao seu redor. E para alcançar seus objetivos a empresa investe continuamente em diversos projetos e na criação de soluções inovadoras e que envolvem toda a cadeia. Ao conciliar as questões relacionadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento social e à governança, a Braskem passou a ser uma referência na gestão de negócios mais sustentáveis, assumindo uma posição de influenciadora no mercado.

Resultados valorizam a estratégia

É importante para a Braskem divulgar os resultados obtidos, pois esse plano estratégico possibilitou que, de 2002 a 2009, fosse registrada uma melhoria de 90% nos resultados de segurança, redução superior a 60% no índice de geração de resíduos e em 40% a produção de efluentes.

Também é relevante destacar que em 2009 a Braskem lançou seu primeiro conjunto de metas de longo prazo para 2020, com ênfase no seu compromisso em fazer parte da solução para mudanças climáticas: “É preciso amadurecer para ser verde”. E ressalta que houve antecipação de resultados, com mais de 70% dos objetivos definidos para 2020 alcançados ainda em 2019. No decorrer desse processo, em 2018 foi lançado o compromisso com a Economia Circular: a companhia já implementou 123 projetos globais sobre o tema e possui diversos profissionais em dedicação exclusiva à área de pesquisa para iniciativas nesse segmento.

A questão de saúde e segurança do trabalho, associada a resultados também apresentou evolução, pois entre 2009 e 2019 a Braskem alcançou a posição de uma das melhores empresas do mundo em relação à taxa de acidentes de trabalho. Conforme seus balanços, gerou mais de U$ 40 bilhões em EBITDA e viabilizou o investimento do maior projeto de água de reuso industrial do hemisfério sul. E confirmando seu foco em ações sociais garantiu apoio a mais de 500 mil pessoas das comunidades em torno de suas instalações.

Com a intenção de participar ativamente de ações de sustentabilidade, a Braskem tornou-se membro da AEPW - Alliance to End Plastics Waste, cujo objetivo é a eliminação dos resíduos plásticos descartados no meio ambiente. Desta forma, fortalece a economia circular ao contribuir para a recuperação e criação de valor para esses resíduos.

Nesse contexto, a Braskem investiu no desenvolvimento de produtos de fontes renováveis e há 10 anos criou o plástico I’m greenTM bio-based feito a partir da cana-de-açúcar, e reduziu em cerca de 20% a intensidade de emissão de gases de efeito estufa nas suas operações. Como resultado, destas duas iniciativas, de 2009 a 2020, impediu a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 170 milhões de árvores.

Nesse processo dinâmico e contínuo, ampliou seu portfólio de produtos sustentáveis para incluir a produção e venda de produtos com conteúdo reciclado, conhecidos como I’m greenTM recycled.

Certificações e Premiações

As iniciativas resultaram em reconhecimento em forma de prêmios e certificados, como:  Programa Brasileiro de GHG Protocol (2010 a 2019); CDP “A” – Clima (2019; CDP “A List’ – Água (2017 a 2019); ISE (2005-2019); ONU (2012 a 2019); ECOVADIS (2016-2019) e ROBECOSAM (2014-2019); Prêmio de Sustentabilidade na Chemical Week’s  (2020).

Para conhecer mais sobre esse compromisso da empresa acesse:

www.braskem.com/Principal/macroobjetivos

Braskem/Perfil – A Braskem é uma empresa brasileira do setor químico e petroquímico. É a maior fabricante de resinas termoplásticas nas América e a maior produtora de polipropileno nos EUA. Mais informações em  https://braskem.com.br/perfil

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram