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BASF e a Toyota trabalham juntas para facilitar o Sienna 2021

13 de agosto de 2020
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A BASF e a pesquisa e desenvolvimento da Toyota Motor North America obtiveram sucesso na construção leve com o novo Toyota Sienna 2021. O veículo, que deve chegar ao mercado ainda este ano, acaba de ganhar o prestigioso Prêmio Altair Enlighten por seu desempenho de redução de peso no veículo devido à massa reduzida da terceira fila de bancos. No modelo anterior, o assento da terceira fila consistia em 15 componentes de aço diferentes, o que o tornava muito pesado. A Toyota recorreu à BASF com o desejo de tornar a fileira de assentos mais leve e econômica, atendendo a todos os critérios de desempenho.

“A construção leve não precisa necessariamente ser mais cara”, diz Todd Muck, do Toyota Technical Strategic Planning Office no Toyota R&D Center em Saline, Michigan. “Conseguimos atingir nossa meta de custo e economizar 15% em comparação com a geração anterior. O assento é 30% mais leve que o modelo anterior. Algumas grandes parcerias nos ajudaram a atingir esses objetivos - um deles foi com a BASF ”.

Tradicionalmente, os componentes de plástico para sedes são reforçados com metal, o que pode tornar o processo mais caro. Nesse caso, a Toyota pediu uma peça moldada por injeção chamada “shoot-and-ship”, que é fabricada em uma única peça e sem pós-processamento demorado e caro. É aqui que a experiência da BASF em materiais e design entrou em jogo. Os desenvolvedores usaram uma poliamida PA6 reforçada com 35% de fibra de vidro e modificada por impacto (Ultramid® B3ZG7 CR) e sua ferramenta de simulação ULTRASIM® , que permitiu cálculos precisos durante as várias fases de desenvolvimento.

“Esta construção é a primeira de seu tipo projetada como um encosto totalmente moldado por ponta sem inserto. Um dos desafios era garantir as propriedades de alongamento e impacto para os requisitos de colisão. Ao mesmo tempo, focamos na resistência e rigidez, já que o assento funciona como uma área de carga ”, disse Matt Parkinson, desenvolvedor de aplicativos para tecnologias de engenharia e compostos da BASF Performance Materials.

“A BASF nos ajudou a vencer o desafio desse encosto e a atingir nossos objetivos”, afirma Todd Muck.

Por meio da divisão de Materiais de Desempenho da BASF

A divisão de Materiais de Desempenho da BASF reúne todo o know-how de materiais da BASF para plásticos inovadores feitos sob medida sob o mesmo teto. A divisão, que atua em quatro setores principais - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - possui um amplo portfólio de produtos e serviços, bem como um profundo conhecimento de soluções de sistemas orientados para aplicações. Nossa cooperação próxima com os clientes e um foco claro em soluções são os principais motores de lucratividade e crescimento. Fortes habilidades de P&D formam a base para o desenvolvimento de produtos e aplicações inovadores. Em 2019, as vendas globais da divisão de Materiais de Desempenho totalizaram € 6,06 bilhões. Mais informações na Internet em: www.plastics.basf.de

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