Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BASF co-funda aliança global para dar fim a resíduos plásticos

17 de janeiro de 2019
Compartilhe nas Redes Sociais

A BASF apoia a Aliança para acabar com resíduos de plástico para impulsionar soluções que ajudam a resolver o problema mundial de resíduos de plástico

A BASF foi co-fundadora de uma aliança global de quase 30 empresas para promover soluções que reduzem e eliminam o desperdício de plástico no ambiente, especialmente no oceano. A Aliança para Acabar com Resíduos de Plástico (AEPW) comprometeu mais de US $ 1 bilhão com o objetivo de investir US $ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos para ajudar a acabar com o lixo plástico no meio ambiente. Novas soluções serão desenvolvidas e ampliadas para minimizar e gerenciar o lixo plástico. Isso também inclui a promoção de soluções para plásticos usados, ajudando a possibilitar uma economia circular.

"Apoiamos firmemente o objetivo de reduzir o desperdício de plástico no meio ambiente", disse o Dr. Martin Brudermüller, presidente da diretoria executiva e diretor de tecnologia da BASF SE, que apoiou a criação da Aliança desde o início. “Somos co-fundadores da Aliança para acabar com resíduos de plástico, porque queremos impulsionar e promover soluções que ajudem efetivamente a resolver o problema mundial de resíduos plásticos”, explicou Brudermüller. “Os plásticos são materiais eficientes que podem economizar recursos e permitir saúde, segurança e benefícios de conveniência para a sociedade. Esses benefícios poderiam ser contrariados, se os plásticos e seus resíduos não forem usados ​​nem descartados nem reciclados de maneira responsável ”.

Projetos

Entender de onde vem o lixo plástico é fundamental. Pesquisas da Ocean Conservancy mostram que os plásticos no oceano provêm predominantemente de lixo em terra. A maior parte do lixo plástico é espalhada pelos rios e pode ser rastreada até dez grandes rios ao redor do mundo, principalmente na Ásia e na África. Muitos desses rios fluem através de áreas densamente povoadas, com falta de infra-estrutura adequada de coleta e reciclagem de resíduos, levando a um significativo vazamento de resíduos. O AEPW irá iniciar ações onde eles são mais necessários. Isso incluirá projetos que contribuem para soluções em quatro áreas principais:

  • Desenvolvimento de infraestrutura para coletar e gerenciar resíduos e aumentar a reciclagem;
  • Inovação para avançar e ampliar novas tecnologias que fazem reciclagem e recuperar plásticos mais facilmente e criar valor a partir de plásticos pós-uso;
  • Educação e envolvimento de governos, empresas e comunidades para mobilizar ações; e
  • Limpeza de áreas concentradas de resíduos plásticos no ambiente, particularmente os principais condutos de resíduos, como rios, que transportam resíduos terrestres para o oceano.

“Todos concordam que os resíduos plásticos não pertencem aos nossos oceanos ou em qualquer parte do ambiente. Este é um desafio global complexo e sério que exige uma ação rápida e uma liderança forte. Essa nova aliança é o esforço mais abrangente até o momento para acabar com o desperdício de plástico no meio ambiente ”, disse David Taylor, CEO da Procter & Gamble, e presidente da AEPW.

Amplitude

A aliança é uma organização sem fins lucrativos que inclui empresas de toda a cadeia de valor global de plásticos e bens de consumo: fabricantes de produtos químicos e plásticos, empresas de bens de consumo, varejistas, convertedores e empresas de gerenciamento de resíduos. A aliança trabalhará com governos, organizações intergovernamentais, instituições acadêmicas, organizações não-governamentais e sociedade civil para investir em projetos conjuntos para eliminar resíduos plásticos do meio ambiente.

O engajamento da BASF na aliança reforça o engajamento da empresa para um manuseio responsável de plásticos. “Uma medida importante para acabar com a entrada descontrolada de plásticos no meio ambiente é construir círculos fechados onde o plástico pode ser usado como nova matéria-prima. A indústria química desempenha um papel importante na inovação e implementação de processos em grande escala para converter resíduos de plástico em novos produtos ”, disse Brudermüller. Um exemplo de como a BASF está trabalhando em tecnologias inovadoras que promovem a recuperação e reciclagem de plásticos é o recém-iniciado ChemCyclingproject. Juntamente com seus clientes e parceiros, a BASF desenvolveu e fabricou os primeiros produtos piloto baseados em resíduos plásticos quimicamente reciclados.

A BASF também está implementando ativamente o programa internacional Operation Clean Sweep® globalmente em todos os seus locais de produção de pellets de plástico, que visa prevenir a perda de pelotas de plástico ao longo da cadeia de valor através de medidas comportamentais, organizacionais e técnicas. Além disso, a BASF participa de várias colaborações e projetos de associação (por exemplo, o World Plastics Council, a Ellen MacArthur Foundation, CEFLEX) sobre gestão de resíduos e educação.

Fundadores

As seguintes empresas são membros fundadores da Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos: BASF, Berry Global, Braskem, Chevron Phillips Chemical Company LLC, Clariant, Covestro, Grupo CP, Dow, DSM, ExxonMobil, Formosa Plastics Corporation EUA, Henkel, LyondellBasell, A Mitsubishi Chemical Holdings, a Mitsui Chemicals, a NOVA Chemicals, a OxyChem, a PolyOne, a Procter & Gamble, a Reliance Industries, a SABIC, a Sasol, a Shell, a Suez, a SCG Chemicals, a Sumitomo Chemical, a Total, a Veolia e a Versalis (Eni).   Mais Informações Acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento global da Alliance to End Plastic Waste na quarta-feira, 16 de janeiro de 2019, a partir das 15h. às 15h30 (CET) aqui: www.endplasticwaste.org/live.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram