Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BASF apresentou variedades do inovador Infinergy® na Feira K

5 de novembro de 2019
Compartilhe nas Redes Sociais

Materiais realmente inovadores são raros na indústria de plásticos. O Infinergy®, o primeiro poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) da BASF, causou grande repercussão quando foi lançado no mercado, nos tênis de corrida Boost da Adidas. Ele introduz no mercado de plásticos uma classe totalmente nova de espumas particuladas que combina as propriedades elásticas do TPU com a leveza da espuma.

Atualmente, diversas indústrias se beneficiam das propriedades do material, desde calçados de segurança confortáveis e raquete de tênis de alta performance, a piso amortecedor para esportes. Na feira de plásticos K 2019, foram apresentadas novas cores, aplicações e métodos inovadores para o Infinergy®.

Versão em preto para aplicações técnicas

Sempre branco, o Infinergy® agora tem também a versão em preto. É adequado principalmente para aplicações técnicas onde a superfície é muito suscetível à sujeira, incluindo entressolas de tênis. "Com o Infinergy preto, estamos abrindo novas possibilidades para os nossos clientes", diz Thomas Stührenberg, chefe de marketing da BASF para a Europa. "Agora a variedade de cores é praticamente ilimitada – queremos trabalhar com nossos clientes para que a gama de Infinergy® seja ainda mais colorida no futuro".

Minigrânulos

Os minigrânulos têm menos da metade do tamanho dos grânulos normais do Infinergy®: mais ou menos 2,5 a 3, 5 mm de diâmetro. Essas esferas são usadas onde o comportamento de preenchimento do produto padrão alcança seu limite como, por exemplo, em peças moldadas de parede fina.

Assim como seu tamanho reduzido, o formato redondo das partículas também ajuda a melhorar o comportamento de preenchimento. Assim, as paredes finas são facilmente preenchidas no molde. Desta forma, não ficam comprometidas as propriedades do material, como a resiliência, que é excelente.

Os minigrânulos já são usados nos amortecedores de vibração em compressores e selins de bicicleta. A Ergon, que em 2017 foi a primeira empresa a lançar o Infinergy® em um selim de bicicleta – o Ergon ST Core Prime, agora conta com este novo tamanho de grânulo.  Um selim E-MTB e um selim urbano completam a gama de selins de bicicleta com o núcleo Infinergy®. "Os minigrânulos nos dão opções totalmente novas para o desenvolvimento do produto e design do componente. Nos permite criar formas bem mais delgadas, que possibilita a fabricação de selins para o segmento desportivo. Principalmente a ponta do selim, que tem paredes mais finas e contornos mais acentuados, agora pode ser projetada com um design mais esguio e sofisticado", comenta Andreas Krause, chefe de Desenvolvimento Técnico na Ergon.

Infinergy® explora novos terrenos sem vapor

Tradicionalmente, o processamento de espumas particuladas, inclusive o Infinergy®, demanda vapor para soldar as espumas em um componente. Com as altas demandas relacionadas à qualidade da superfície, esse processo atinge seu limite rapidamente, principalmente para componentes como aplicações decorativas. Isso porque poucas camadas superiores são permeáveis ao vapor.

A startup FOX Velution, Lichtenfels, desenvolveu uma tecnologia totalmente seca para processar espumas de partículas visando superar esses limites e também melhorar significativamente a eficiência energética. A tecnologia variotérmica possibilita a aplicação em construções leves, com camadas superiores visíveis ou táteis, reforço têxtil e em complementos integrados (eletrônicos, elementos de montagem). Desta forma, oferece opções totalmente novas para decoração e funcionalização: os LEDs incorporados aos painéis de espuma Infinergy® iluminam o material e as camadas superiores, que podem ser películas coloridas ou tecidos estruturados, por exemplo e criam novas óticas.

Aplicações completamente novas do Infinergy® também são encontradas no Vision Venture, o trailer conceitual da Hymer e da BASF.  Aqui, a solução é a opção perfeita para degraus, cantos da cama e é um elemento de conforto no estrado.

Para mais informações, consulte: www.infinergy.basf.com

Sobre a divisão de Materiais de Performance - A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2018, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 7,65bi. Para mais informações, acesse: www.performance-materials.basf.com.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (BAS). Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Retorne à lista de matérias do Plástico Sul News # 130

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram