Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abief disponibiliza documento Perfect Fit em português

8 de julho de 2014
Compartilhe nas Redes Sociais

Graças a uma parceria inédita e exclusiva com a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), a FPE (Flexible Packaging Europe), entidade parceira na Europa, concedeu todos os direitos de tradução e divulgação do documento “Perfect Fit” (“A Escolha Perfeita”) que já está disponível no site local – www.abief.org.br – em português.

Resumidamente, o “Perfect Fit” é um documento, baseado em extensas pesquisas, que propõe uma abordagem inovadora e mais sustentável para as indústrias de embalagens plásticas flexíveis. Um dos pontos altos é que nem sempre menos embalagem é a melhor opção. Segundo o diretor de Comunicação e diretor Executivo da FPE, Guido Aufdemkamp, “este é um equilíbrio delicado que está inserido em um contexto maior, que é o paradoxo da embalagem. Neste paradoxo, as soluções devem ser adaptadas, justamente para se enfrentar os contínuos desafios da sustentabilidade”.


O documento traz ainda uma ACV (Análise de Ciclo de Vida) de embalagem para café que mostrou que o impacto da embalagem, neste caso, é de 1,5%, mesmo em uma embalagem com uma estrutura mais sofisticada. Isto porque esta estrutura, que poderia ser considerada “a mais”, garante a maior eficiência do sistema, ou seja, reduz as perdas do produto.


Aufdemkamp alerta para a importância de ter em mente que os produtos atendem a diferentes necessidades do consumidor e do mercado. E por isso, é preciso encontrar a melhor relação produto-embalagem para cada situação. Em outras palavras, a escolha perfeita deve considerar função e desempenho. No caso do café, a embalagem flexível garante: funcionalidade, porções adequadas, barreira apropriada, baixa pegada de carbono, eficiência em transporte/logística, facilidade de armazenagem/distribuição, processo otimizado com redução de consumo de energia, reciclagem e recuperação, crescimento nas taxas de coleta pós consumo, e variedade de materiais.


Como situação ideal, o documento explica que a embalagem flexível deva oferecer redução de peso, minimizar o uso de espaço, possibilitar a produção na fábrica do cliente e economizar combustível. O binômio ideal buscado pela indústria é: mínimo uso de material de embalagem com máxima eficiência de recursos. As principais conclusões do “Perfect Fit” são: a embalagem flexível é a melhor opção em termos de eficiência de material, adaptabilidade e eficiência de redução de peso; ela economiza mais recursos que consome; garante melhores taxas na relação produto-embalagem e preserva e protege eficientemente produtos com alta valor agregado.

Sobre a ABIEF 

A ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis), que em 2013 completa35 anos, tem por objetivo de fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis. A Associação também tem incorporada às suas atividades o fomento à exportação e a preservação ambiental a partir do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. A entidade reúne 160 empresas de todo o Brasil fabricantes de filmes monocama, coextrusados e laminados; filmes de PVC e de BOPP; sacos e sacolas; sacaria industrial; filmes shrink e stretch; rótulos e etiquetas; stand-up pouches; embalagens especiais.

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram