Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7º Enafer divulga sua seleção

15 de maio de 2014
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

Um panorama completo da indústria de ferramentais e suas relações com segmentos clientes e fornecedores é o que aguarda os participantes do 7o Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). Na sexta-feira (16), estarão reunidos em Caxias do Sul (RS) representantes de bancos de fomento público, instituições de ensino, governos federal e estadual, sindicatos de trabalhadores, montadoras e empresários para abordar, principalmente, estratégias de fortalecimento e competitividade do setor.

Após a abertura, às 8h30, a programação de painéis se inicia tratando de investimentos. Gerente do recém lançado Departamento de Bens de Capital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Daniel Willcox de Souza falará sobre o apoio ao setor de bens de capital e sua cadeia de fornecedores. “A grande oportunidade reside na linha PSI – Inovação e Máquinas e Equipamentos Eficientes, que permite operações diretas com o banco já a partir de R$ 1 milhão. O objetivo consiste em fomentar o setor de bens de capital a partir da cadeia de fornecedores”, revela Souza.

Em paralelo, o gerente adjunto de Planejamento (Serra) do BRDE, André Gotler, abordará o financiamento de longo prazo para investimentos fixos e inovação. “Nos setores de plástico e ferramentaria a oportunidade é enorme, principalmente para empresas com faturamento de até R$ 90 milhões anuais, por meio do Inovacred, que é uma descentralização do Finep voltada especificamente para inovação e pesquisa”, explica Gotler.

Já as 10h30, para falar de Inteligência Comercial, entra em cena uma das figuras a gerar maior expectativa quando do anúncio de sua participação. Coordenador do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Maróstica, vem sendo eleito o melhor professor dos cursos de MBA da FGV desde 2010. Consecutivamente. “Quem quiser ficar parado esperando a economia melhorar antes de agir, não reclame depois se um chinês ocupar seu lugar no mercado”, avisa Maróstica, já antecipando o clima de provocação com que deve conduzir sua workshop.

A mesa terá número mais expressivo de componentes no painel que avaliará a efetividade do programa Inovar-Auto para a indústria de ferramentais, a partir de 13h30. “É preciso estruturar o setor para realmente aproveitar as oportunidades. Por outro lado, falta a regulamentação de pesquisa e desenvolvimento, que hoje é o principal obstáculo para as montadoras nacionalizarem suas compras”, pondera o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann.

A fim de explanar suas posições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) será representado pela coordenadora geral das Indústrias de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Margarete Gandini. Mesma missão da coordenadora executiva do setor Automotivo e Implementos Rodoviários da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) do Rio Grande do Sul, Maria Paula Merlotti. Em esfera municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo participará com seu titular, Jefferson José da Conceição.

As ideias do APL de Ferramentarias do Grande ABC serão trazidas por um de seus coordenadores, Carlos Manoel de Carvalho, em parceria com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovani Rocco Neto. Também está prevista a participação de um representante das montadoras automotivas. E a contribuição dos trabalhadores virá com o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho. “Buscamos fortalecer o setor e torná-lo competitivo. Se ficarmos separados, não conseguimos estabelecer uma política diferenciada, com isso não conseguimos preço e não conseguimos fazer frente aos importados”, propõe Nogueira.

O último painel apresentará as ações estruturantes para o fortalecimento do setor ferramenteiro desenvolvidas pelo APL de Ferramentaria do Grande ABC. Tarefa para o vice-presidente da Câmara Setorial de Ferramentas e Modelações (CSFM) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) e integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentarias do ABC paulista, Paulo Sérgio Furlan Braga.

“O Núcleo de Apoio à Inovação (Nais), no Instituto Mauá de Tecnologia, representa um grande investimento na capacitação em moldes. Estamos desenvolvendo um birô de engenharia, que fará projetos com supercomputação. Tudo isso é pesquisa e desenvolvimento, que no fim representam 95% de uma ferramenta pronta”, revela Braga. Presidente da Abinfer, Christian Dihlmann ficará encarregado de concluir os trabalhos.“Acreditamos que será um dia bastante proveitoso para quem comparecer. Seja pela troca de informações, seja pela oportunidade de relacionamentos, todos concentrados em um só lugar”, avalia o dirigente.

ORGANIZAÇÃO - A organização do Enafer está a cargo da Plastech Brasil Eventos, nova unidade de negócio do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), também responsável pela Plastech Brasil – Feira do Plástico, da Borracha, dos Compósitos e da Reciclagem, e organizador das duas edições anteriores do encontro em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3228.1251 e 8135.1182, ou pelo email fernanda@plastechbrasil.com.br. A programação completa encontra-se disponível no site plastechbrasil.com.br.

O 7o Enafer tem realização da Abinfer e da Organização Virtual de Ferramentarias (Virfebras), com apoios de Simplás, Plastech Brasil, Sindicato das Indústrias Metalúrgias, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) – Núcleo de Usinagem e Ferramentaria, APL de Ferramentaria do Grande ABCD, Associação Brasileira de Máquinas e Ferramentas (Abimaq) – Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações (CSFM), revistas Plástico Sul e Ferramental. As empresas Autodesk, Villares Metals, Euromold, GROB e Metalli e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) são os patrocinadores.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram