Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Transcalor completa dez anos de atividade

26 de novembro de 2021
Compartilhe nas Redes Sociais

Fundada pelo engenheiro Diego Nista, a Transcalor completa dez anos de atividade. Ao longo desse tempo, a empresa consolidou-se como um importante fabricante nacional de equipamentos periféricos, voltados para diversos mercados; de processamento do plástico ao hospitalar, mas principalmente o de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning).

Em 2011, recém-formado em engenharia mecânica, Diego Nista resolveu empreender nesse segmento.  Nista lembra que se inspirou na Mecalor para abrir o negócio. “Peguei capital emprestado com meu pai e fabricamos três chillers, um termoregulador e um trocador de calor. A ideia era participar de duas feiras de negócios”, conta o executivo. O pai, João Nista, e a esposa e engenheira, Raissa Miriani, foram cofundadores da empresa.

O INÍCIO

Eles voltaram para o pequeno galpão em São Bernardo (SP) sem vender nem uma máquina. Ao final, o primeiro equipamento comercializado foi um chiller para uma indústria do agronegócio. “Na sequência conseguimos vender os equipamentos das feiras e ainda tivemos a encomenda de um lote de dez chillers pela indústria Química Amparo, da marca Ypê”, lembra Nista.

PARCERIAS

Em 2013, a Transcalor firmou a primeira parceria, com a empresa dinamarquesa Sondex, especializada em trocadores de calor a placas de alta eficiência. A grande virada nos negócios aconteceu com representação da empresa canadense, Smardt Chiller Group Inc., fabricante de chillers com tecnologia centrífuga de mancal magnético oil free(Turbocor).

Com a Smardt, a Transcalor entrou no segmento de HVAC e passou a vender para shopping centers, datacenters, hospitais, hotéis, supermercados e edifícios comerciais.

PROJETO SIRIUS

A maior conquista da Transcalor ocorreu com a venda de várias máquinas para o projeto Sirius, laboratório de última geração, localizado na cidade de Campinas (SP). “Fomos a única empresa nacional a participar da concorrência para a venda de equipamentos de refrigeração & climatização, com tecnologia Turbocor”, conta o executivo.

Outra conquista importante veio logo a seguir, com a venda dessa mesma tecnologia para a Colgate – Palmolive, o maior equipamento em capacidade unitária já instalado na América do Sul.

A expansão em meio à pandemia do Covid-19 exigiu uma parceria mais forte ainda. Foi quando a inspiração que serviu de combustível no início da jornada, virou realidade e a Transcalor foi adquirida pela holding controladora da Mecalor. O grupo é o maior fabricante de chillers do Brasil.

Fonte: Afonso Lau

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram