A Solvay fez parceria com a L'Oréal, a líder mundial em beleza, e a Ultimaker, líder global em impressão 3D profissional, para lançar a terceira edição de sua competição internacional Additive Manufacturing (AM) Cup – Copa de Manufatura Aditiva.
O concurso oferece a estudantes, engenheiros e fabricantes de todo o mundo a chance de demonstrar sua aptidão para a impressão 3D e criar um design inovador para uma aplicação real impressa em 3D.
Os candidatos podem consultar os detalhes do concurso e registrar seu interesse em participar no portal AM Cup da Solvay (Solvay’s AM Cup portal) até 30 de setembro de 2021. A competição terá início em 1º de setembro de 2021 e vai até meados de novembro.
O vencedor será anunciado em janeiro de 2022 e receberá um prêmio de 5 mil euros da Solvay para ser reinvestido em atividades acadêmicas, sociais ou empresariais, uma impressora Ultimaker 2+ Connect e um tour de alto perfil pelas instalações de produção da L'Oréal.
A Solvay tem assumido a liderança no mercado de manufatura aditiva, que vive rápida evolução, e oferece uma gama crescente de filamentos de polímeros especiais para aplicações nas indústrias mais desafiadoras de hoje.
“O AM Cup da Solvay foi apresentado para mostrar a variedade de filamentos prontos para manufatura aditiva e seu potencial para diversos usos industriais complexos”, explicou Brian Alexander, gerente global de produtos e aplicações da AM (Additive Manufacturing) na Solvay.
“Temos o prazer de colaborar com a L'Oréal, que oferece uma aplicação industrial tangível e desafiadora, e em parceria com a Ultimaker para imprimir em 3D os projetos de nossos candidatos para avaliação. A Solvay continua a construir um ecossistema robusto e diversificado de manufatura aditiva, abrangendo parcerias-chave na cadeia de valor para oferecer aos nossos clientes polímeros imprimíveis 3D de alto desempenho e atender aos rápidos desenvolvimentos de uma tecnologia outrora de nicho”, ascrescentou Brian Alexander.
Esta parceria tem como objetivo desenvolver uma aplicação industrial real, revolucionando a agilidade da linha de produção e enfatizando ainda mais a importância de otimizar materiais, hardware e processos juntos ao projetar um projeto de impressão 3D de sucesso.
“A L'Oréal tem uma longa história de incentivo à inovação e excelência em engenharia. Com esta competição, estamos orgulhosos de continuar esta tradição, oferecendo a possibilidade de enfrentar um problema industrial do mundo real usando a impressão 3D para acelerar a agilidade ”, disse Matthew Forrester, Chefe de Ciência de Transformação e Reciclagem de Materiais da L’Oréal.
As soluções inovadoras oferecidas pela tecnologia de impressão 3D permitem formas geométricas complexas que não podem ser feitas usando tecnologias de manufatura convencionais, como moldagem por injeção ou usinagem, acelerando assim a integração da impressão 3D para facilitar muito o processo de manufatura.
“Estamos orgulhosos de apoiar a Solvay AM Cup, oferecendo nossa experiência e instalações de impressão 3D para ajudar os jovens engenheiros a transformar suas ideias em aplicações físicas”, disse Miguel Calvo, CTO da Ultimaker.
“É uma iniciativa fantástica que permite que jovens profissionais e engenheiros aproveitem todo o ecossistema Ultimaker para projetar um aplicativo para a L'Oréal que aumenta sua produtividade e, ao mesmo tempo, cria flexibilidade em sua linha de produção. Os materiais prontos para AM de alto desempenho da Solvay atendem às necessidades das aplicações mais desafiadoras de nossos clientes”, observou Calvo.
O material4 a ser usado foi especificamente escolhido do portfólio da Solvay de filamentos de alto desempenho e pós para impressão 3D compreendendo Solef®, que é a marca do fluoreto de polivinilideno (PVDF), KetaSpire®, a polieteretercetona (PEEK), e Radel®, filamentos de polifenilsulfona (PPSU), que incluem filamentos médicos e outros preenchidos com fibra de carbono.