Assunta Camilo e Edenilson Santos
Após seis anos, a Interpack, maior e mais importante feira mundial de embalagens voltou! O retorno foi celebrado com o tema "Welcome Home”, em português, Bem-vindo ao Lar. O evento apresentou as mais recentes soluções e tecnologias para que a indústria de embalagens possa atender às tendências globais de consumo, desde simples insumos até as operações de logística.
Como esperado, o principal enfoque dos expositores foi sustentabilidade, destacando a importância da gestão de recursos, além da digitalização e da segurança, como os pilares para um mundo melhor.
A gestão de recursos naturais é essencial para a redução do desperdício e para o seu uso eficiente, enquanto a digitalização permite a otimização dos processos e a redução do consumo de energia. A segurança é fundamental para garantir que as embalagens cumpram seu papel principal: proteger alimentos e remédios.
Com visitantes de 156 países, a Interpack conectou a indústria global de embalagens, que está em constante evolução, assim foi uma oportunidade para ver de perto as inovações e soluções propostas.
Economia circular dos plásticos
Um dos projetos apresentados foi o TRUCIRCLE™, um exemplo de economia circular em ação, em que os resíduos são recuperados e reintroduzidos no fluxo de materiais para criar produtos.
A reciclagem de plásticos retirados dos oceanos pode ser um desafio devido à contaminação e qualidade variável dos materiais. No entanto, a colaboração entre a SABIC, a UPM Raflatac, a Taghleef Industries e a Zarotti mostrou que é possível superar esses desafios e produzir etiquetas de embalagem de alta qualidade a partir de plásticos oceânicos reciclados. Estas empresas estão contribuindo para a redução do impacto ambiental dos plásticos nos oceanos, além de incentivarem a reciclagem e a reutilização destes materiais.
A utilização de plástico circular certificado também é uma forma de garantir a qualidade e rastreabilidade dos materiais reciclados, ajudando a construir a confiança dos consumidores nas iniciativas de sustentabilidade das empresas. Espera-se que essa iniciativa inspire outras empresas a trabalharem juntas em prol de uma indústria mais sustentável e com menor impacto ambiental.
As embalagens monomateriais, que simplificam a reciclagem e facilitam a implementação da economia circular ganharam os holofotes nos corredores da Interpack. Vários fabricantes de embalagens apresentaram soluções inovadoras para isso. Uma delas é a Windmöller & Hölscher desenvolveu um filme de PE MDO com uma camada de barreira EVOH que, combinado com um filme de selagem PE, criou um laminado com apenas 2% de EVOH. Esse laminado supera as regulamentações atuais de reciclagem e oferece as propriedades de barreira necessárias para uma embalagem de café. Além disso, as propriedades de barreira alcançadas são comparáveis às de laminados multimateriais. Essa solução é uma resposta às necessidades do mercado por embalagens mais sustentáveis e com alto desempenho, e contribui significativamente para reduzir o impacto ambiental da indústria de embalagens.
Digitalização
A digitalização tem o potencial de melhorar significativamente as operações de fábricas de embalagens, aumentando a eficiência, reduzindo os custos e melhorando a qualidade dos produtos. Um dos principais benefícios é a capacidade de coletar e analisar grandes quantidades de dados em tempo real. Esses dados podem ser usados para otimizar o processo de produção, prever problemas e melhorar a qualidade dos produtos. Sensores instalados nas máquinas de embalagem podem monitorar a produtividade, o tempo de inatividade e a qualidade da produção em tempo real, permitindo identificar rapidamente quaisquer problemas para medidas corretivas imediatas.
A fábrica virtual da TNA Solutions apresentada na feira foi um exemplo de como a digitalização está revolucionando a indústria de processamento e embalagem. Ao oferecer uma experiência imersiva em 360 graus, a empresa permitiu que os clientes experimentassem a tecnologia interativa em uma linha de produção sem a necessidade de visitar fisicamente a fábrica. A fábrica virtual pode ser uma solução inovadora para ajudar as empresas a enfrentar esses desafios.
A tecnologia Simpl-Cut™ da P.E. LABELLERS revoluciona o processo de rotulagem roll-fed ao permitir que as operações de corte e transferência de rótulos sejam realizadas com um único tambor. Essa tecnologia simplifica consideravelmente a operação e manutenção, resultando em maior eficiência e produtividade da linha. A tecnologia já foi reconhecida em âmbito internacional, conquistando dois prêmios importantes.
Para o Instituto de Embalagens, participar da volta da Interpack depois de seis anos, foi fundamental para nossa atualização e para compartilhar informações sobre as tendências mundiais do setor. Houve a oportunidade de conversar com especialistas e líderes de mercado sobre as tendências e desafios da indústria. Caso haja interesse em saber mais sobre o evento ou um segmento específico da indústria de embalagens, o Instituto de Embalagens pode produzir um material personalizado para atender.
Assista nossa playlist de conteúdos: https://youtu.be/UJcVYlYinCI
*Instituto de Embalagens