Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESG é uma oportunidade para empresas de qualquer porte

13 de novembro de 2023
Compartilhe nas Redes Sociais

* Por Márcio Freitas

A comunicação é uma ferramenta de gestão imprescindível para qualquer negócio, embora nem todos os gestores a percebam assim. Mas é a comunicação que permeia todas as etapas da gestão, transportando mensagens e diretrizes que empresas e instituições públicas e privadas escolhem projetar ao tomar suas decisões. Para quem dedicou mais de 25 anos à comunicação, com foco em ações de responsabilidade social e ambiental, não é surpresa que os desafios atuais para o desenvolvimento econômico exijam um esforço adicional das empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação. Por outro lado, as mudanças atuais representam igualmente uma oportunidade valiosa neste novo ambiente de negócios.

Nossa era empresarial está passando por três grandes transformações, as quais não podemos mais ignorar. Diferentemente de grande parte do século XX, quando as companhias frequentemente priorizavam o lucro acima de tudo, hoje, qualquer empresa, independentemente de seu porte, tem de levar em consideração o impacto social e ambiental de suas operações. Estamos testemunhando uma mudança geracional que tem força e está pressionando os atores do mundo empresarial a redefinirem valores e atitudes para fazer negócios. Cresce em todos os segmentos da sociedade uma consciência de valorização pela simplicidade, baseada no menos é mais, na preservação ambiental e no respeito às diferenças. O consumo consciente está se tornando uma norma, com as decisões de compra influenciadas diretamente pela tecnologia, que disponibiliza rapidamente informações sobre produtos, processos e práticas empresariais.

A pressão por soluções para mitigar os problemas ligados às mudanças climáticas, e uma maior restrição aos modelos de consumo insustentáveis, estão na ordem do dia, em forma de movimentos coletivos e individuais, mostrando cada vez mais uma postura fiscalizadora, disposta a punir empresas e instituições que agirem em desacordo com as regras do jogo. As redes sociais e a Inteligência Artificial (IA), colocam todas as empresas sob crescente escrutínio e algumas precisam se reinventar e adotar práticas mais responsáveis, canceladas por má reputação, preço alto para sua atuação no mercado.

Vivenciamos uma transformação rápida no cenário empresarial, o que costumava levar anos, agora é um curto ciclo que se renova constantemente. As empresas precisam se relacionar com a sociedade e suas demandas sociais e ambientais. Atuar de acordo com princípios éticos e práticas responsáveis, tornou-se crucial para a sobrevivência de pequenos, médios e grandes negócios. E este é o momento para se adaptar a esse novo paradigma, ou enfrentar consequências sérias logo mais.

Diante desses cenários, nossa missão é facilitar a incorporação de conceitos e práticas de inteligência de mercado e ESG nas operações de pequenas e médias empresas e instituições de qualquer segmento da economia. Embora tenha se tornado mundialmente conhecido a partir de 2021, o termo ESG surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global (PWC) em parceria com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa que envolve a ONU e várias entidades internacionais. Na tradução para o português, ESG significa Ambiental, Social e Governança. Esses pilares representam os principais fatores que as empresas devem considerar para operar de forma sustentável e responsável, observando ganhos com redução de riscos, uso racional dos recursos, eficiência energética, melhoria no ambiente interno e boa reputação no mercado, além da criação de valor para a marca. Independentemente do tamanho do negócio ou setor de atuação, todas as empresas podem se beneficiar da adoção de práticas ESG.

Muitas pessoas ainda perguntam quais os ganhos em desenvolver estratégias de comunicação com inteligência de mercado e práticas ESG. É dentro de casa que as empresas percebem os primeiros ganhos, com o fortalecimento da relação com os colaboradores internos, grandes aliados no processo de renovação de práticas. As empresas que adotam práticas ESG são reconhecidas pelos colaboradores diretos e indiretos como mais responsáveis e comprometidas com o futuro do planeta, apontam pesquisas. A redução dos custos com práticas de eficiência energética, conservação de recursos, eliminação de desperdício, redução de resíduos e outras medidas preventivas, que geram economia significativa, também são exemplos a serem perseguidos. Atualmente, é impossível sobreviver sem uma reputação aceitável na opinião pública. As pesquisas apontam que as empresas com práticas ESG desfrutam de uma melhor reputação no mercado, o que pode se traduzir em atração de investimento, aumento de vendas, criação de valor de marca, confiança e fidelidade dos clientes.

O Brasil está no centro dos debates sobre mudanças climáticas e transição energética. Governos de quase todos os países estão introduzindo regulamentações que exigem das empresas práticas mais sustentáveis no aspecto amplo do termo. Atuar em conformidade abre caminho para novos mercados, evita multas e penalidades que atrapalham os negócios. Além disso, empresas que integram governança e responsabilidade social e ambiental em suas estratégias se preparam melhor para o enfrentamento de crises e desafios futuros.

O propósito deste trabalho é inspirar pequenas e médias empresas e instituições a aprimorarem suas práticas, por meio de escolhas que gerem resultados financeiros, sociais e ambientais, fortalecendo marca e reputação institucional, condições adequadas para a trilha destes mercados cada vez mais competitivos e seletivos. Nossa missão é apoiar a gestão de nossos clientes com uma comunicação inteligente, alinhada aos princípios e práticas ESG, ajudando as empresas a se reinventarem para os embates comerciais, marcados por critérios ambientais, sociais e de governança transparente. Queremos demonstrar que a atuação não requer investimentos massivos. Com a adoção de práticas ESG, seu negócio atrairá mais clientes, será visto pelo mercado e pelos públicos de interesse com outros olhos. Isso resultará na criação de valor sólido, base para expansão das próximas conquistas.

*Marcio Freitas
Jornalista, Relações Públicas, Escritor e Consultor de Comunicação e Negócios.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram