Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigo: O futuro do plástico passa pela inovação e economia circular

25 de novembro de 2022
Compartilhe nas Redes Sociais

Uma grande mudança é necessária a partir do grito da sociedade contra as embalagens

*Por Assunta Napolitano Camilo

A indústria de plásticos apresentou na feira K, que aconteceu de 19 a 26 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, muitas propostas para a redução do impacto ambiental rumo à descarbonização prometida por muitas empresas até 2040.

Um grande palco foi montado no “quintal” da Messe Düsseldorf para demonstrar a importância do tema ECONOMIA CIRCULAR. Lá também foi realizado o fórum sobre o assunto e muitas companhias mostraram equipamentos para reciclagem ou para processamento de materiais com PCR (material reciclado pós-consumo), equipamentos à base de energia limpa, com menor consumo de energia e de água, entre outros.

Novas possibilidades de embalagens plásticas com barreira monomaterial ou material de fonte renovável e, até mesmo, incorporação de minerais para redução de uso de material fóssil e soluções para facilitar a reciclagem mecânica ou química.

A preocupação com as mudanças climáticas também acelerou a nova legislação que entra em vigor em meados de 2024 na Alemanha. Trata-se das tampas Tethered (amarradas) para líquidos. Muitos donos de marcas já estão utilizando até em embalagens cartonadas assépticas.

Sem dúvidas, a maior aposta é o projeto piloto R-Cycle, considerado passaporte digital para produtos plásticos, que já está em teste, e conta com o apoio de grandes empresas do setor. Um total de 26 empresas e organizações líderes apresentou o R-Cycle na K 2022 como parte de um estande conjunto no Fórum de Economia Circular.

Através de um sistema de gerenciamento de banco de dados, após a leitura via QRCODE na embalagem, é possível ter acesso a todos os dados de processo e tipos de materiais, aditivos presentes, quantidade de PCR utilizado, se é food grade, (quando o material utilizado pode ter contato com alimentos), entre outras informações.

A promessa é avançar nos próximos anos, permitindo o crescimento da Economia Circular e a sua mensuração. Esse é o caminho do futuro do plástico. Ulrich Reifenhäuser, CEO da Reinfenhauser e membro da VDMA, reforçou: “É hora de agir. Vamos transformar os desafios em respostas”.

Num único artigo é impossível apresentar tantas novidades, por isso, iremos continuar a contá-las nos próximos artigos. Até aqui, estou muito feliz com a iniciativas que vi na feira. Tenho certeza que logo mais teremos mais EMBALAGENS PLÁSTICAS MELHORES PARA UM MUNDO MELHOR.

No próximo dia 07 de dezembro, o Instituto de Embalagens, referência no ensino de embalagens no Brasil, realiza a Conferência de Feiras Internacionais no formato presencial e online, que vai trazer as novidades, tendências e inovações tecnológicas apresentadas na drinktecSial e K Trade Fair, as feiras mais importantes no calendário global das indústrias de alimentos, bebidas e de plástico. 

Serviço

Conferência de Feiras Internacionais | Quando: 07 de dezembro | Horário: 09h às 17h | Onde: ABIMAQ – Avenida Jabaquara, 2925, São Paulo

Inscreva-se: https://bit.ly/3fh3cbf

*Assunta Napolitano Camilo é diretora do Instituto de Embalagens, graduada em Engenharia Mecânica e especialista em Administração Industrial, ambas pela USP. Com mais de 40 anos de atuação no setor de embalagens, acumula experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão de importantes empresas no setor. 

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram