Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABIPLAST participa das discussões sobre o Tratado Global da Poluição Plástica em Paris

29 de maio de 2023
Compartilhe nas Redes Sociais

ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) se tornou entidade credenciada da UNEP - UN Environment Programme (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) na UNEA-5 - 5th Session of the United Nations Environmental Assembly (5ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente), garantindo assim a sua participação nas discussões internacionais sobre o Tratado Global de Poluição Plástica. O próximo encontro ocorre em Paris, na França, durante os dias 29 de maio a 2 de junho de 2023. Como credenciada, a ABIPLAST participará, durante as sessões, das discussões do plenário e poderá compartilhar as suas contribuições aos governos presentes e realizar declarações orais sobre o Tratado. Paula Pariz é a representante da entidade no evento.

A ABIPLAST estará presente para debater e refletir sobre novos caminhos para a economia circular do plástico, como o redesign e novos modelos de negócios, temas  que a associação e seus associados vêm trabalhando em projetos conjuntos para efetivamente colocá-la em prática. A entidade também tem conversado com a delegação do governo brasileiro que participará de forma oficial dessa segunda sessão em Paris, com objetivo de fortalecer as discussões.

Em seu posicionamento, a associação reforça a necessidade da abordagem sistêmica, com investimentos na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, inserindo os catadores de materiais recicláveis, a importância dos estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) como método para embasar as decisões e elaborações de políticas públicas, assim como de pesquisas e estudos, ao invés do simples banimento. Também é ressaltada a importância de uma governança regionalizada para adaptações às diferentes realidades locais.

Além disso, a ABIPLAST, a convite da ISWA (International Solid Waste Association - Associação Internacional de Resíduos Sólidos),apresentará em evento paralelo ao oficial, a plataforma de rastreabilidade de resíduos Recircula Brasil, ferramenta que está sendo elaborada junto a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), um órgão federal, em parceria com a Central de Custódia, um verificador de resultados independente. A tecnologia, considerada pioneira,  possibilita a identificação da origem e destino dos resíduos e comprova a reinserção de resina reciclada em novos produtos finais, atestando a sua circularidade e garantindo segurança jurídica, informação, transparência, compliance, maturidade digital e governança para uma cadeia que ainda precisa evoluir nesses quesitos. Assim, será uma excelente oportunidade para o governo brasileiro mostrar aos demais países o avanço dessa agenda no país

Linha do tempo do INC

Intergovernmental Negotiating Committee – INC (Comitê de Negociação Intergovernamental está encarregado de desenvolver e concluir seus trabalhos até o fim de 2024, quando o tratado global contra a poluição plástica estaria pronto para ratificação. A primeira sessão do INC ocorreu de 28 de novembro a 2 de dezembro do ano passado no Uruguai. Há uma série de sessões do INC planejadas para os próximos dois anos, com essa segunda sessão ocorrendo em maio em Paris. Nessas sessões, os governos trabalharão no conteúdo e na logística do tratado de plástico, com o objetivo de desenvolver e adotar um instrumento juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram