A União Europeia e a Fundação Ellen MacArthur lançaram um programa de formação em economia circular para líderes públicos no Brasil. A iniciativa visa à promoção do conhecimento sobre a economia circular e seu potencial para aumentar a competitividade, expandir negócios e enfrentar a crise climática.
O programa faz parte de uma série de eventos chamada "Roadshow 2023 UE-Brasil para Soluções de Economia Circular", que busca conectar atores brasileiros e europeus para implementar soluções de economia circular no Brasil.
De acordo com Luísa Santiago, diretora executiva para a América Latina na Fundação Ellen MacArthur, essa é uma oportunidade de aprendizagem sobre economia circular que pode ajudar na formulação das políticas públicas. "A economia circular está cada vez mais presente nas políticas públicas do país. Queremos aproveitar esse momento para aprofundar o conhecimento sobre o tema e mostrar como a economia circular é sistêmica, gera renda e emprego e reduz as nossas emissões de carbono".
A economia circular propõe um redesenho dos produtos e modelos de negócio com foco na eliminação de resíduos, recirculação de produtos e regeneração da natureza. Ademais, é vista como fundamental para enfrentar desafios ambientais, como mudanças climáticas e perda de biodiversidade. O programa de formação também enfatiza a criação de empregos verdes na região.