A terça-feira, 27 de setembro, representou um marco na história do programa Tampinha Legal, que recebeu, em uma única entrega, mais de duas toneladas de tampas plásticas. O material foi recolhido pela APAE Sapucaia do Sul, uma das entidades assistenciais participantes e a que implantou o maior número de pontos de coleta do Tampinha Legal, mais de 300 estabelecimentos.
A ação contou com o apoio de 14 soldados do 18º Batalhão de Infantaria do Exército que atuaram na logística que envolveu os caminhões que transportaram o contingente e o material da Região Metropolitana até a sede do Tampinha Legal, em Porto Alegre. Conforme a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o objetivo da iniciativa se reafirma a cada entrega realizada: “Além de proporcionar sustentabilidade econômica às entidades assistenciais do terceiro setor participantes, é notória a mudança de comportamento de massa provocada pelo Tampinha Legal. A cada dia observamos maior aderência de pessoas e empresas contribuindo para a economia circular na prática. 100% dos plásticos são recicláveis e nossa missão é fazer com que todos os resíduos plásticos sejam destinados adequadamente para a coleta seletiva.”
A voluntária da APAE Sapucaia do Sul, Laline Fogaça, comenta que o Tampinha Legal contribuiu para resgatar a visibilidade da instituição, pois estimula que mais pessoas se engajem e colaborem. “O Tampinha Legal contribui não apenas diretamente com os recursos obtidos, mas também indiretamente para que a instituição tenha melhor visibilidade, o que faz com que conquiste contribuições de outras fontes. É extremamente gratificante participar do processo”, finaliza.