Após conscientizar e convocar a sociedade para descartar embalagens de cosméticos corretamente em prol do meio ambiente, o Boticário sela compromisso e entrega espaços sustentáveis em escolas públicas por todo Brasil. A partir deste mês, as instituições de ensino receberão estruturas feitas com o retorno de resíduos de qualquer marca para o Boti Recicla - maior programa de reciclagem do país em pontos de coleta.
A marca selecionou escolas após uma pesquisa feita pela área de impacto social do Grupo Boticário em que foi possível identificar junto às instituições quais são as carências de equipamentos nas escolas públicas. Com isso, serão entregues espaços com aproximadamente 30 m² e compostos por 2 toneladas de plástico reciclado. Além disso, o Boti também trará mobília interna feitas com materiais ecológicos e prontos para o uso.
A iniciativa atenderá escolas em cidades de todas as regiões do País, entre elas Palhoça, Cuiabá e Camaçari, atendendo mais de 5 mil crianças. Os espaços são para uso multidisciplinar, e contarão com jogos e metodologias educacionais de sustentabilidade e conexão com a natureza, como a “Coleção Meu Ambiente”, da Fundação Grupo Boticário, e a série “Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS”, da Unesco.
Desde 2006, o programa conta com cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros e reforça a liderança da marca em fomentar soluções criativas em direção a um futuro possível e mais limpo.
Por meio do Boti Recicla, o Boti envolve toda a cadeia de franqueados e colaboradores, reduzindo o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo - gerando renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras. Ao longo dos anos, o grupo evoluiu em eficiência energética dentro da indústria, no desenvolvimento de produtos e no estímulo a novas tecnologias que contribuem para a redução do impacto ambiental, especialmente em resíduos.
A jornada de sustentabilidade do Boticário vem sendo traçada há 43 anos e possui uma responsabilidade real e tangível com problemas socioambientais no Brasil. A marca acredita que o amor, que faz parte de seu DNA, é o motor para essa transformação e assim reforça a tomada de consciência sobre a importância da reciclagem.
Com a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Instituto Boticário, em 1990, a marca se compromete desde então em aprimorar cada vez mais o processo de sustentabilidade. Atualmente, são destinados 1% da receita líquida para o pilar em todos os seus processos. O Grupo tem como meta tornar eficaz a gestão de resíduos sólidos até 2030 e reduzir a desigualdade social que impacta negativamente a realidade dos brasileiros.