Publicado pelo Instituto de Embalagens, a obra explora os desafios emergentes em um mercado que está em constante evolução, sendo destinada a profissionais e estudantes do ramo.
Por trás das embalagens atrativas, modernas, coloridas e variadas em materiais, formatos e tamanhos, existe uma complexa cadeia de fornecedores. Esta cadeia é crucial para assegurar a entrega do produto com a qualidade prometida nas gôndolas. Cada produto enfrenta desafios relacionados ao desenvolvimento e à escolha da embalagem adequada, exigindo tecnologia avançada. Nesse contexto, a terceira edição da coleção bilíngue "Embalagem Melhor Mundo Melhor – Better Packaging Better World" apresenta um conteúdo revisado e atualizado, abordando todas as áreas de conhecimento de embalagens, desde a concepção até a destinação final.
Com 464 páginas, essa produção coletiva reúne textos que promovem a excelência no desenvolvimento de embalagens para cumprir suas principais funções: facilitar o transporte, proteger o produto e suas propriedades, comunicar os valores da marca e os benefícios do produto aos consumidores, além de reduzir o impacto ambiental. A obra é escrita por professores do Instituto de Embalagens e especialistas da indústria.
“Conseguimos agregar diferentes áreas e especialistas do setor de embalagens. Ficamos muito felizes de trazer essa contribuição, de articular diferentes profissionais que pudessem produzir um trabalho de qualidade e de referência”, destaca Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens e da coleção bilíngue Embalagem Melhor Mundo Melhor – Better Packaging Better World.
O livro está dividido em seis unidades, explorando temas como embalagens para produtos orgânicos, embalagens para e-commerce, filmes de poliéster, estruturas para embalagens flexíveis, tipos de embalagens flexíveis, tampas, lacres e acessórios, embalagens cartonadas, filme stretch e filme shrink, coatings e vernizes para barreiras, tintas, vernizes e adesivos para embalagens flexíveis, tintas, vernizes e adesivos para embalagens de papel e papelcartão, controle de padrão de cores, ensaios para embalagens, produtos com peso variável e rotuladoras.
Além disso, o livro conta com prefácio de dois expoentes no universo da embalagem: Lincoln Seragini, CEO da Casa Seragini, e Fabrice Peltier, Designer e pioneiro do ecodesign de embalagens.