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Leite fresco em garrafas transparentes de PET / PCR da Amcor é uma novidade na Argentina

3 de março de 2021
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A Amcor abriu novos caminhos no mercado lácteo argentino ao desenvolver a primeira garrafa de leite fresco fabricada com resina transparente de politereftalato de etileno (PET) reciclado pós-consumo (PCR). A embalagem de 1 litro desenhada sob pedido para o fabricante líder da indústria láctea, Mastellone Hnos, de Buenos Aires, apoia o posicionamento da marca de leite “La Serenísima” original como um produto natural, oferecendo, por sua vez, uma ótima vida útil e maiores benefícios de sustentabilidade.

As empresas lácteas latino-americanas utilizam cada vez mais garrafas de PET transparentes para transmitir frescura e qualidade superior. A garrafa preenchida a frio contém 20% de conteúdo PCR e foi projetada para que os consumidores passem das embalagens assépticas para as prateleiras de produtos resfriados dos supermercados. A inovadora garrafa vem depois do lançamento em outubro de 2019 do leite branco temperatura ultra-alta (UAT) e de longa vida da Mastellone em garrafas assépticas de PET de cor branca, também da Amcor.

“Em um mercado que ficou estagnado durante vários anos, nós viemos romper com as regras, desenvolvendo uma oferta de formato totalmente novo para o leite fresco”, disse Martin Darmandrail, Diretor de Embalagens Especiais da Amcor (Argentina). "Nós mudamos as coisas, com uma embalagem de leite fresco única, com os benefícios de durabilidade, frescura, rendimento e sustentabilidade do PET".

A embalagem inclui um bocal de 38mm e uma tampa de rosca de HDPE da Bericap North America (joint venture entre a Amcor e o Grupo Bericap). Limitar a exposição à luz e evitar que o produto fosse danificado constituiu um desafio técnico-chave. A fim de preservar o conteúdo, foi desenvolvida uma barreira especial que ajuda a ampliar sua vida útil.   

“A Mastellone queria alinhar seu produto de leite fresco ultrapasteurizado de vacas alimentadas com grama com a garrafa de plástico transparente da Amcor. A Amcor respondeu ao desafio com uma solução transparente distintiva, combinada com uma barreira eficaz para conservar nosso produto de primeira qualidade”, afirmou Gastón Domínguez, Responsável por R&D Packaging da Mastellone. “Além de cumprir com os requerimentos funcionais-chave, também conseguimos reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente”.

O PET, que rapidamente se tornou o material de embalagem preferido no mundo, é leve, não quebra, pode ser fechado e vedado novamente, é reutilizável e infinitamente reciclável *. Além disso, as garrafas PET costumam ter a menor pegada de carbono e sua produção gera até 70% menos emissões de gases de efeito estufa do que outros materiais para embalagens, conforme a análise do ciclo de vida dos ativos da Amcor. No meio das preocupações com a higiene que existem atualmente, as garrafas de PET tampadas e vedadas mantêm as bebidas protegidas contra agentes patogênicos, como vírus e bactérias. A vedação também permite combater a contaminação e as garrafas podem ser vedadas novamente para adquirir uma proteção contínua.

Na Argentina, o novo produto de leite fresco estará disponível em determinadas áreas metropolitanas com uma distribuição mais ampla posteriormente.

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