Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedro Parente é palestrante no 2º Almoço da Exportação

26 de março de 2014
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

O presidente da Bunge vai debater A Eficiência e a Competitividade da Atividade Exportadora no Brasil em 3 de abril (quinta-feira),  durante almoço que vai reunir as mais importantes lideranças do setor no Hotel Sheraton Porto Alegre. Logo após, participa de talk show ao lado do presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, José Augusto de Castro. Na ocasião, será lançado  a  42ª edição do Prêmio Exportação RS *

Mobilizar as mais importantes lideranças do setor exportador para debater e aprimorar a atividade do comércio exterior brasileiro. Este é o objetivo do Conselho do Prêmio Exportação RS e da ADVB/RS no 2º Almoço da Exportação, que acontece em 3 de abril (quinta-feira), às 12h, no Hotel Sheraton Porto Alegre. Para esta edição, as 16 principais instituições representativas do segmento convidaram como palestrante do tema Eficiência e a Competitividade da Atividade Exportadora no Brasil o presidente e CEO da Bunge Brasil, Pedro Parente.  Antes de ingressar na empresa, o executivo passou por vários cargos de alta relevância no  setor público. Foi Ministro-Chefe da Casa Civil, Ministro de Planejamento e Secretário Executivo do Ministério da Fazenda durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Parente também foi consultor do Fundo Monetário Internacional e trabalhou no Banco Central do Brasil e no Banco do Brasil.  Foi Presidente dos Conselhos de Administração da Petrobras, do Banco do Brasil e vice-presidente executivo do Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e é membro (fellow) do Centro de Estudos Latino-Americanos da George Washington University. Em dezembro, assumiu como chairman do Grupo ABC, até então ocupado por  Nizan Guanaes. Logo após a palestra, participará de um talk show ao lado do presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, José Augusto de Castro, integrante do Conselho Consultivo Privado da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e do Conselho Superior da FUNCEX. O evento será mediado pela jornalista Carolina Bahia. 
 

Na pauta do almoço, que irá reunir CEOs das principais empresas exportadoras do Estado, autoridades federais, estaduais e municipais, e líderes de entidades empresariais e associativas do Estado,  estão os principais desafios para aprimorar a capacidade de gestão com foco no mercado externo, as dificuldades das exportações de produtos manufaturados, a concorrência com os produtos asiáticos, as perspectivas das exportações nos mercados sulamericanos  e a exportação de produtos intensivos em tecnologia, entre outros.  No 1º Almoço da Exportação, os debatedores foram o então secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano. A mais tradicional láurea do país será entregue em junho, no Teatro do Bourbon Country.
 

José Augusto de Castro ( Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB) - Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.  Foi funcionário da Carteira de Comércio Exterior (CACEX) do Banco do Brasil. Exerceu o cargo de Coordenador da FUNCEX- Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior. Foi conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. É autor de 12  livros sobre comércio exterior. É professor em cursos de MBA em Comércio Exterior na USP / FIPE-SP, IBMEC-RJ e UFRJ-RJ. Consultor de empresas em comércio exterior. Diretor da PROCEX Técnica Internacional S/C Ltda. Coordena o Fórum Permanente de Exportação de Serviços de Engenharia da AEB. Integra o Conselho Consultivo Privado da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e o Conselho Superior da FUNCEX. Desde 2012 é Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)


SERVIÇO

O quê: Almoço da Exportação 2014

Quando: 3 de abril (quinta-feira), das 12h às 14h

Onde: Hotel Sheraton Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento)

Quem promove: Conselho do Prêmio Exportação RS

Informações: (51) 3211 0399

Prêmio Exportação RS – Realizado há 42 anos, é consideradoo maior evento do seu segmento no Sul do País, valorizando as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. O calendário do Prêmio Exportação RS contempla o Almoço da Exportação, encontro no qual é lançado o Prêmio anualmente, e a Cerimônia do Prêmio Exportação RS, solenidade em que as empresas vencedoras são homenageadas em junho, no Teatro do Bourbon Country.  A premiação é promovida pelas dezesseis mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS.

Pedro Parente

As empresas são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaques Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador, Destaque Exportador e Dinamismo Exportador – Trading. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional 2014 homenageará o empresário que, ao longo dos anos, tem ampliado a atuação no mercado exterior, tornando-se referência para o Rio Grande do Sul e o Brasil.

Conselho do Prêmio Exportação RS:

Ø  Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS

Ø  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil

Ø  Agência Polo – Agenda 2020

Ø  Badesul

Ø  Banco do Brasil

Ø  Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

Ø  Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL

Ø  Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – Federasul

Ø  Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS

Ø  Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS

Ø  Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul – FEE

Ø  Porto do Rio Grande

Ø  PwC

Ø  Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP

Ø  Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI

Ø  Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

(Fonte: Neiva Mello Comunicação Empresarial)

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram