Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Indústria dialoga sobre futuro da gestão de resíduos

15 de agosto de 2014
https://www.braskem.com.br/imgreen/braskem-e-valoren
3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante
Compartilhe nas Redes Sociais

Evento da CNI discutirá três grandes temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos: o ecodesign, a requalificação dos resíduos como nova fonte de recursos para a indústria e a valorização energética e seu papel na gestão de resíduos.



O Rio de Janeiro será palco, em 20 de agosto, do terceiro encontro do Projeto CNI Sustentabilidade. Desta vez, o tema será Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), discutirá três grandes temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos: o ecodesign, a requalificação dos resíduos como nova fonte de recursos para a indústria e a valorização energética e seu papel na gestão de resíduos.

Os debates reunirão especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles o norte-americano Thomas Heller, especialista em política climática e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007, que integra o Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). Marcado para começar às 9h, no Hotel Sofitel, em Copacabana, o CNI Sustentabilidade contará com mais de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil.

O primeiro painel tratará da transformação dos resíduos sólidos em subproduto ou matéria-prima. Para atingir tal classificação, o material não pode trazer prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. Também deve, entre outros requisitos, reduzir o consumo de recursos naturais e o uso de aterros, além de gerar benefícios econômicos.

No segundo painel, especialistas debaterão o ecodesign a partir de boas práticas de empresas que incorporaram a sustentabilidade ao processo produtivo. Uma das principais contribuições do ecodesign para o meio ambiente é a otimização do reaproveitamento ou da reciclagem do produto, depois da devolução pelo consumidor. O uso dos resíduos sólidos como fonte de energia será discutido no terceiro painel, sobre valorização energética.

CICLO DE DEBATES – O CNI Sustentabilidade é um ciclo de debates que acontece anualmente. O projeto promove um diálogo permanente no setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca pela competitividade aliada à sustentabilidade (objetivo central do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022). A primeira edição foi realizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, que reuniu mais de 1.000 empresários. A segunda edição, em 2013, também no Rio, teve como tema Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil.

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram