Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Associados ADIRPLAST promovem ações mais sustentáveis dentro de suas empresas

10 de dezembro de 2019
Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça algumas das diversas ações ambientalmente mais sustentáveis que os distribuidores associados à entidade têm aplicado em suas empresas

As empresas que não mudam tendem ao fracasso e os associados ADIRPLAST, distribuidores oficiais das principais fabricantes de plásticos do mundo, sabem disso. O cenário globalizado do mercado atual exige ações sustentáveis e elas são essenciais para a transformação dos negócios de maneira positiva. "O desenvolvimento sustentável é baseado em desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental e sabemos que as empresas que investem em um planejamento estratégico baseado nesses pilares têm ganhado mais espaço e destaque no mercado. Por isso, lançamos, em setembro, o projeto Distribuição Sustentável, que engloba todas as ações da entidade neste sentido", conta Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST.

Além do programa Distribuição Sustentável, há alguns anos as empresas associadas à ADIRPLAST já vem trabalhando com essa questão.  Um dos exemplos é a Polymark Embalagens. Cláudia Savioli, diretora da companhia, conta que a premissa que direciona seus processos é base também da economia circular: "Os resíduos gerados em nosso processo servem como matéria-prima reciclada para outras empresas e segmentos e a elas são destinadas", explica.

A destinação de resíduos de BOPP e plásticos em geral é um exemplo do trabalho feito pela empresa. "Os refiles e mantas descartadas são destinadas às empresas de re-granulagem e o material obtido é destinado para confecção de peças plásticas de variados segmentos", conta Savioli.  Além disso, a executiva explica que, desde o papel usado em impressoras até o papelão e a madeira dos pallets são reaproveitados.
Fernando Tadiotto, diretor da Petropol, também fala das ações em sua empresa: "Visamos uma futura certificação ISO 14001/SGA - Sistema de Gestão Ambiental. Para tanto, temos a preocupação em destinar os nossos resíduos para empresas homologadas e licenciadas pelos órgãos ambientais pertinentes. Além disso, estamos empenhados em reduzir a geração destes resíduos, procurando sempre alternativas com tecnologias limpas para o processamento final".

Na Replas, além de ações internas, a empresa tem como meta a inclusão de materiais reciclados em seu portfólio. "Temos um programa de incentivo e estamos trabalhando para vender de 7% a 10% de reciclado", conta Marcelo Prando, diretor da empresa. Prando explica ainda que a Replas também auxilia transformadores de plástico no desenvolvimento de produtos reciclados.

Por sua vez, a Fortymil, explica Ricardo Mason, diretor da empresa, participa da CNRPlas (Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos), coordenada pela ABIPLAST. "Lá debatemos e concretizamos diversas ações sobre reciclagem e economia circular. Participamos também da Plastivida, onde são implementadas várias ações sobre a imagem do Plástico e foi desenvolvido, em conjunto com a ABIPLAST, o Manual do Pellet Zero e um trabalho de monitoramento de partículas plásticas no litoral brasileiro". A Fortymil também conta com a Plastimil: "Essa é a empresa do Grupo responsável pelo braço de reciclagem. Ela desenvolve um trabalho incrível com o Mc Donalds e a economia circular pois os canudos e copos usados nos restaurantes, depois de usados, se tornam bandejas", finaliza.

"Todos nós, associados ADIRPLAST, sabemos da importância do nosso papel para transformamos o mundo positivamente. Como distribuidores oficiais e empresários temos a obrigação de fazer com que a economia circular se torne uma realidade em toda a cadeia do plástico", finaliza Laercio Gonçalves.

A entidade

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes bi-orientados e plásticos de engenharia. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, ampliar os laços com as empresas produtoras e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.

Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de insumos plásticos que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 4 bilhões em 2018. Elas responderam por cerca de 15%% de todo o volume de polímeros e filmes bi-orientados comercializados no país.

Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e crédito. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de plásticos no Brasil. Para atendê-los, a entidade emprega 200 representantes externos e mantém 150 postos de atendimento, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.

Para mais informações, acesse www.adirplast.org.br e aproveite para cadastrar seu e-mail e receber informações sobre distribuição de resinas plásticas, filmes BOPP-PET e plásticos de engenharia.

Retorne à lista de matérias do Plástico Sul News # 132

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram