Notícia

Activas firma parceria com Fintech WEEL
Ver mais notícias Página inicial
 Uma das maiores distribuidoras de resinas do país e a startup financeira se unem em um acordo inédito para romper o obstáculo entre as PMEs desse segmento e o acesso a capital de giro rápido e de baixo custo.

Activas, uma das maiores distribuidoras de resinas do país, acaba de firmar um acordo inédito com a startup financeira WEEL, primeira fintech que oferece capital de giro online para pequenas e médias empresas brasileiras por meio da antecipação de recebíveis.

Pelo acordo, a Activas passa a oferecer à sua carteira de clientes, formada por mais de 7 mil pequenos e médios transformadores de plástico, o acesso a uma modalidade rápida, digital e desburocratizada de obtenção de capital de giro. Caracterizada pela inexistência de dívidas e parcelas - uma vez que a operação simplesmente antecipa valores futuros - a antecipação é comumente utilizada no Brasil, tanto para equilibrar o fluxo de caixa como para disponibilizar recursos para investimentos na produção.

Os pequenos e médios transformadores enfrentam diversos desafios financeiros, como a volatilidade e reajustes inesperados nos preços das resinas. Isso se combina a um cenário de escassez de recursos financeiros externos e de constante exigência no alongamento de prazos de recebimento de mercadorias vendidas, que nos últimos anos têm saído dos tradicionais 28/35/42 dias para até 120  dias de prazo, o que afeta duramente seu fluxo de caixa.

"É inaceitável que uma das maiores indústrias do país ainda não possa contar com um parceiro financeiro que a ajude a crescer. A antecipação, para esses empresários, é a saída mais viável, uma vez que funciona como uma espécie de autofinanciamento. Essas empresas já têm capital disponível - apenas não entrou ainda na conta corrente", avalia Simcha Neumark, CEO e fundador da WEEL.

Vantagens - Na modalidade financeira praticada pela WEEL, o gestor da empresa acessa diretamente a plataforma da fintech via web por meio de uma senha de segurança, ou através dos principais sistemas de gestão (ERPs) para PMEs do mercado, e registra as faturas que pretende antecipar em um formulário digital. As informações dos sacados e do emissor das faturas são checadas pela plataforma WEEL, que em questão de minutos disponibiliza as cotações das notas fiscais já aprovadas. 

Dessa forma, o gestor pode estudar a proposta e decidir seu interesse sobre sua realização, sem nenhum custo. Diferentemente da avaliação de risco tradicional, em que só são consultados os registros de negativação do mercado, a tecnologia da WEEL analisa informações de mais de 15 mil pontos diferentes, incluindo cartórios, redes sociais etc.

A vantagem em relação ao procedimento tradicional de antecipação começa pelo prazo de obtenção de acesso ao capital, passando pela facilidade da operação (toda digital, sem a necessidade de envio de documentos físicos), e termina com as melhores tarifas praticadas no mercado. Enquanto uma operação de antecipação tradicional leva em média 48 horas para ser consolidada, podendo chegar até uma semana dependendo da operação, a WEEL garante o montante até mesmo no próprio dia da realização (dependendo do horário de solicitação). Além disso, seus algoritmos baseados em inteligência artificial e big data permitem precificar cada fatura de forma individualizada: quanto maior a solidez do sacado, menor o risco e, portanto, menor tarifa cobrada.

"Com essa parceria, a Activas criou um grande facilitador no relacionamento comercial com seus clientes. Já para a WEEL, é uma oportunidade incrível de ampliar o contato com empresas do setor, consolidando-se como sua parceira de crescimento", acrescenta o CEO da WEEL. 

Para saber mais e fazer uma simulação gratuita, acesse www.weel.com.br

Sobre a WEEL - Com escritório em São Paulo, a WEEL mantém um laboratório de inteligência artificial e tecnologia operacional em Israel, cuja equipe é composta por cientistas de dados egressos de instituições como MIT, American Express e universidades de ponta de Israel, Europa e EUA. Seu centro de P&D dedica-se ao desenvolvimento de algoritmos de risco, aprendizado profundo de máquina e análise de big data aplicada à análise, seleção, validação e precificação dinâmica de recebíveis.

Em operação desde 2016, a WEEL utiliza estas tecnologias para produzir ofertas de financiamento instantâneas para as PMEs brasileiras através de uma interface gratuita e intuitiva. A WEEL firmou parcerias estratégicas com empresas de software de gestão que abrangem milhares de usuários empresariais em todos os segmentos da indústria, incluindo SAP Business One, Omie, ERPFlex e Arquivei.

"Pela opção eletrônica de esteira operacional e de análise e validação, podemos individualizar a seleção de cada recebível, de forma escalável, gerando condições dinâmicas de acesso e preço competitivo. Trata-se de um benefício especialmente importante para as PMEs, que se viam desassistidas diante das dificuldades impostas pelo processo tradicional, além de seus altos custos", afirma o diretor geral da WEEL no Brasil, Carlos Guidi. 

Com isso, complementa o diretor, "contribuímos com a evolução do ambiente de negócios no Brasil, pois atuamos na inclusão financeira, propiciando acesso e redução dos custos de financiamento, fomentando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios".

(Fonte: Fabiana Nogueira/PressConsult)

Endereço
Rua João Abbott, 257 - Sala 404 | Petrópolis
CEP 90460-150
Porto Alegre | RS
Telefones
(51) 32093525
Siga-nos