Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo Ultra anuncia a venda da Oxiteno à Indorama Ventures

16 de agosto de 2021
Compartilhe nas Redes Sociais

A Ultrapar assinou hoje contrato para a venda da Oxiteno à Indorama Ventures por US$ 1.300 milhões. Com esse movimento, o Grupo Ultra conclui a primeira fase do processo de revisão de seu portfólio, com maior alinhamento e sinergia entre seus investimentos na cadeia downstream de óleo e gás, por meio das empresas Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo. A próxima fase considerará investimentos adicionais nesta mesma cadeia de valor, incluindo negócios adjacentes como ampm e Abastece Aí, bem como um direcionamento estratégico para oportunidades associadas ao processo de transição de matriz energética.

O desinvestimento da Oxiteno vem somar-se aos processos de venda da rede de varejo farmacêutico Extrafarma e da participação de 50% que a Ultrapar detinha na empresa de pagamentos eletrônicos ConectCar.

Para Frederico Curado, diretor-presidente do Grupo Ultra, “Essa transação conclui uma etapa importante no processo de reorientação estratégica de nossos investimentos, permitindo que o Grupo se concentre no fortalecimento contínuo de seus negócios principais, com um portfólio mais complementar e sinérgico nos setores em que temos conhecimento e vantagens competitivas. A Oxiteno, criada e desenvolvida pelo Grupo Ultra ao longo de 40 anos, tem posição destacada no Brasil e na América Latina. Este acordo para venda da empresa a um dos líderes globais da indústria química, com sinergias relevantes, nos permitiu alcançar uma transação com geração de valor para a Ultrapar, para a Indorama Ventures e demais stakeholders das empresas.”

Para Aloke Lohia, CEO do Grupo Indorama Ventures, “Essa aquisição é natural e adequada. Temos uma trajetória sólida e bem sucedida de integração de 50 aquisições nos últimos 20 anos. Junto com a Oxiteno, estamos criando uma companhia global com uma posição única em tensoativos”. 

A orientação estratégica do Grupo Ultra em direção às oportunidades de investimento nas verticais de energia e infraestrutura, com foco crescente na transição energética e renováveis, passa a contar com maior foco e capital após a conclusão desta racionalização do seu portfólio de negócios.

Fundada no espírito empreendedor que caracteriza o Grupo Ultra, a Oxiteno foi uma das pioneiras da indústria petroquímica no Brasil, com inauguração de sua primeira unidade industrial no início da década de 1970, em Mauá (SP). Iniciou seu processo de internacionalização em 2003 e tornou-se líder nos setores de especialidades químicas e tensoativos nas Américas, com unidades de produção nos Estados Unidos, no México e no Uruguai, além de escritórios comerciais na China, na Bélgica, na Argentina e na Colômbia.

O valor de venda da Oxiteno está sujeito a ajustes, principalmente de variações de capital de giro e da posição da dívida líquida da empresa na data de fechamento da transação, assim como às condições usuais em transações desta natureza, incluindo aprovação pelas autoridades concorrenciais e regulatórias brasileiras. A Oxiteno manterá o curso natural de seus negócios, operando de forma independente, até a data de fechamento da transação.

Sobre o Grupo Ultra

Com mais de 15 mil funcionários, o Grupo Ultra atua nos segmentos de distribuição e varejo especializado, por intermédio da Ipiranga, da Extrafarma e da Ultragaz; tensoativos e especialidades químicas, via Oxiteno; e de armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo. De capital aberto, desde 1999 o Grupo Ultra negocia ações nas bolsas de valores de São Paulo, a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão – B3 (UGPA3), e de Nova Iorque, a NYSE (UGP). A Holding do Grupo Ultra é responsável pelas atividades de tesouraria, planejamento financeiro, relações com investidores, jurídico, fusões e aquisições, planejamento estratégico, compliance, riscos e auditoria interna. As atividades de controladoria, facilities, tecnologia da informação e recursos humanos estão centralizadas no Centro de Serviços Compartilhados da Companhia, localizado na cidade de Campinas (SP).

Sobre a Oxiteno

A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. A companhia iniciou suas operações em 1973, em São Paulo, e tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química. Investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes. A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de dois centros globais de P&D, três laboratórios de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, possui fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e Polo Industrial de Camaçari (BA).   

Sobre a Indorama Ventures

A Indorama Ventures, empresa pública listada na bolsa da Tailândia (Bloomberg código IVL.TB), é uma das líderes mundiais na produção de petroquímicos, com presença de fabricação global na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da companhia inclui PET combinado, óxidos e derivados integrados e fibras.  Os produtos da Indorama Ventures servem majoritariamente aos setores de FMCG e automotivo, ou seja, bebidas, higiene, cuidado pessoal, segmentos de segurança e pneus.  A Indorama Ventures tem aproximadamente 24 mil funcionários em todo o mundo e receita consolidada de US$ 10.6 bilhões em 2020. A companhia está listada no Dow Jones Emerging Markets e no World Sustainability Indices (DJSI).

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa

3º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade PSPatrocinador Diamante

Assine a nossa Newsletter:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram