A Astra, fabricante de produtos domésticos para a construção civil, reciclou cerca de 2 toneladas de tubos de EVA que fizeram parte das modernas estruturas do estande da empresa, em conjunto com a Japi, na Expo Revestir 2024.
No total, quase 30 mil itens estão sendo reaproveitados como matéria-prima para a fabricação dos produtos da marca, como baldes plásticos, bolsas de ligação, tampas para válvula de tanque e caixas de fundição, que renderam economia de aproximadamente R$ 30 mil no processo de produção.
Com a ação, a empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e iniciativas de ESG.
A Expo Revestir 2024 aconteceu entre os dias 19 e 22 de março de 2024, no pavilhão São Paulo Expo. Para o evento, as empresas apresentaram um estande inovador, projetado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake e pelo designer Oswaldo Mellone, com inspiração nas obras do artista plástico venezuelano Jesús Rafael Soto.
Outro grande destaque do estande foi o mobiliário, formado por peças fabricadas em resina, pelo processo de rotomoldagem, também desenhadas por Rodrigo Ohtake e Oswaldo Mellone para a Japi. Trata-se de um novo conceito de móveis para jardim e áreas externas com linhas modernas, super-resistentes e leves.
A Astra é uma indústria brasileira sediada em Jundiaí, no interior paulista, que fornece produtos no mercado de construção e acabamento.
A empresa, multiespecializada, comercializa mais de cinco mil itens, em 35 mil pontos de venda em todo o Brasil. Além disso, exporta para 30 países em todos os continentes. Em 2023, a Astra faturou R$ 783 milhões e empregou mais de 1.800 pessoas.
Fundada em 1993, a Japi tem uma ampla linha de produtos, atendendo às diversas necessidades da construção civil. Dentre os principais itens que produz, estão louças, metais sanitários e acessórios para banheiro, além de acessórios para jardinagem e vasos decorativos conhecidos internacionalmente.